Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
A aplicabilidade do princípio da insignificância nos crimes tributários federais e a disparidade relativa aos crimes patrimoniais
Palavras-chave em Português
Princípio da Insignificância
Crimes Patrimoniais
Crimes Tributários
Incongruência
Resumo em Português
O presente trabalho visa analisar a distinção ocorrida entre a aplicação do princípio da insignificância nos delitos patrimoniais comuns e nos delitos contra a ordem tributária. Ao passo que, no primeiro grupo, indivíduos são presos por violaram o patrimônio da vítima em R$ 200,00 (duzentos reais), no segundo grupo, somente poderá haver processo penal se o tributo sonegado ultrapassar o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Procurando entender os motivos desta distinção no tratamento entre crimes tão semelhantes, o presente estudo analisou posições doutrinárias sobre o princípio da insignificância, sobre o princípio da proporcionalidade e posicionamento de diferentes autores sobre a problemática, além de pesquisar e analisar criticamente inúmeros julgados sobre o tema, procurando estabelecer uma forma de melhorar a sistemática legislativa e jurisprudencial para a mencionada disparidade.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2015-05-29
Número de visitas
1082
Número de downloads
3244
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.