Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Oliveira, Déborah de (Presidente)
Carmo, Waldirene Ribeiro do
Girotto, Eduardo Donizeti
Título em Português
O ensino de Geografia e a educação ambiental em solos:
análise de currículos escolares e livros didáticos do Ensino Médio
Palavras-chave em Português
Geografia
Educação
Solos
Currículo
Livros didáticos
Resumo em Português
Este trabalho pretende investigar como o ensino de solos se desenvolveu na Geografia e como
é oferecido atualmente. Para isso, procura-se entender as mudanças metodológicas da ciência
geográfica e as mudanças nos currículos escolares do Brasil e do Estado de São Paulo.
Destaca-se no trabalho, uma análise sobre a evolução do conteúdo de solos em alguns dos
livros didáticos de Geografia mais utilizados, desde a década 1960 até a atualidade, e uma
análise de provas de vestibular para averiguar como o conteúdo de solos é cobrado para o
ingresso nas universidades. Além disso, destaca-se a importância do crescimento dos
trabalhos de extensão universitária voltados ao ensino de solos no Brasil.
Título em Inglês
Teaching of geography and environmental education
on soils: analysis of school curriculum and high school textbooks
Palavras-chave em Inglês
Geography
Education
Soils
Curriculum
Textbooks
Resumo em Inglês
This work has the objective to investigate soils education in brazilian elementary and high
schools, how it has been developed in geographical studies and how it is currently offered.
For this, we did try to understand the methodological changes in geographical science and the
contributions of brazilian school curriculum. We did an analysis of soil contents evolution in
some textbooks, widely used since the period of the 1960s until the present and an analysis of
the exams of the last nine years to understand the soil content for the entrance to the
university. Furthermore, it emphasizes the importance of university extension for the soil
education in Brazil.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
Data de Publicação
2016-09-01
Número de visitas
766
Número de downloads
733