Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Queiroz Filho, Alfredo Pereira de (Presidente)
Kawakubo, Fernando Shinji
Nepomuceno, Pablo Luiz Maia
Título em Português
A influência de uma estação metroviária na mudança da cobertura da terra: estudo de caso na estação Campo Limpo em São Paulo
Palavras-chave em Português
Cobertura da terra
Metrô
Acessibilidade
Resumo em Português
Dentre as modificações causadas pela introdução de um sistema de transporte público no meio urbano estão as mudanças na cobertura da terra, principalmente em seu entorno imediato. Visando alcançar uma perspectiva temporal de alteração na cobertura da terra, este trabalho utiliza-se de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para investigar as mudanças intraurbanas em um raio de 600 e 1000 metros da estação do Metrô Campo Limpo em São Paulo. Para tanto foi realizado o mapeamento da cobertura da terra a partir de uma imagem de satélite de 2002 e uma foto aérea de 2010, ambas com alta resolução espacial. Como complemento, utilizamos dados vetoriais para verificar a variação na quantidade de residentes e lançamentos imobiliários antes e depois da inauguração da estação. Os resultados apresentaram pouca variação na cobertura da terra diante do período proposto e em um raio mais próximo à estação de metrô. Em contrapartida, em um raio de abrangência maior de 1000 metros, temos mudanças mais significativas diante dos levantamentos socioeconômicos supracitados.
Título em Inglês
The influence of a subway station on land cover change: a case study at Campo Limpo station in São Paulo
Palavras-chave em Inglês
Land cover
Subway
Accessibility
Resumo em Inglês
Among the changes caused by the introduction of a public transport system in the urban form are changes in land cover, especially in the immediate surroundings. Aiming at reaching a temporal perspective of land cover change, this study uses geoprocessing and remote sensing techniques to investigate how intra-urban changes occur within a radius of 600 and 1000 meters of the Campo Limpo subway station in São Paulo. For this purpose, the mapping of the land cover was carried out from a satellite image of 2002 and an aerial photo of 2010, both with high spatial resolution. As a complement, we used vector data to verify the variation in the number of residents and real estate launches before and after the inauguration of the station. The results presented little variation in the land cover on the proposed period and a closer to the subway station. In another hand, within a range of more than 1000 meters, there are more significant changes to the aforementioned socio-economic surveys.
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Data de Publicação
2017-05-22
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