Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Furlan, Sueli Angelo (Presidente)
Gaspareto, Tadeu da Costa
Ross, Jurandyr Luciano Sanches
Título em Português
Qualidade Ambiental Urbana do bairro Parque dos Lagos e a relação de seus moradores com a Estação Ecológica de Santa Bárbara
Palavras-chave em Português
Município de Águas de Santa Bárbara
UGHRI - 17
Qualidade ambiental urbana
Ecologia de paisagens
Pressões urbanas
Permeabilidade da paisagem
Zona de amortecimento
Resumo em Português
As Unidades de Conservação do estado de São Paulo, geralmente situadas nas zonas rurais dos municípios, estão sujeitas a pressões humanas tais como a expansão urbana, que gera conflitos e impactos socioambientais, fragmenta a paisagem e cria uma tendência de isolamento entre as UCs e com o seu entorno. A área de interesse desta pesquisa abrange o entorno da Estação Ecológica Santa Bárbara (EEcSB), localizada no município de Águas de Santa Bárbara – SP, que protege um dos poucos remanescentes do cerrado no sudoeste paulista. Por meio de estudos em Ecologia de Paisagens, buscou-se avaliar a qualidade ambiental urbana na Zona de Amortecimento da EEcSB, e compreender a relação dos moradores do bairro Parque dos Lagos com a conservação ambiental. Entende-se que a avaliação da qualidade ambiental urbana pode ser uma ferramenta útil ao apontar tendências de alteração do ambiente.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-10-01
Número de visitas
327
Número de downloads
493
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.