Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Murani, Pedro
Canale, Lauralice de Campos Franceschini
Título em Português
Otimização da alocação e roteamento de aeronaves no transporte aéreo sob demanda
Palavras-chave em Português
Pesquisa operacional
Roteamento de aeronaves
Indústria área sob demanda
Resumo em Português
A Pesquisa Operacional (PO) tem como objetivo o desenvolvimento de modelos matemáticos e de soluções para sistemas complexos, os quais são motivados por questões e problemas encontrados na prática. Historicamente a PO vem sendo intensamente aplicada na indústria aérea devido principalmente a sua complexidade e às baixas margens de lucro, tornando a otimização das operações das companhias aéreas extremamente importante para a sobrevivência das mesmas. O objetivo deste projeto é desenvolver e implementar um modelo matemático para determinar a melhor atribuição de aeronaves às solicitações dos clientes visando a minimização do custo operacional. A implementação do modelo será por meio de uma planilha eletrônica que recebe as solicitações dos clientes e retorna as rotas ótimas para as aeronaves da companhia. Tal ferramenta visa apoiar o processo de tomada de decisão dos operadores de forma a otimizar o processo. É esperado que com o uso dessa ferramenta seja possível diminuir o custo operacional dos serviços oferecidos por companhias de transporte aéreo sob demanda, com interesse principal na redução do gasto com reposicionamento de aeronaves.
Título em Inglês
Optimization of allocation and routing of aircraft in air transport demand
Palavras-chave em Inglês
Operational Research
Aircraft routing
Chatter airlines
Resumo em Inglês
Operational Research (OR) aim to develop mathematical models and solutions for complex systems, which are motivated by questions and problems encountered in practice. Historically the PO has been extensively applied in the airlines industry mainly due to its complexity and the low profit margins, making the optimization of the operations extremely important to help airlines to remain competitive. The objective of this project is to develop and implement a mathematical model to determine the optimal of aircraft allocation to customer requests in order to minimize operating costs. The implementation of the model will be through an electronic spreadsheet that receives requests from clients and returns the optimal routes for the company's aircraft. This tool aims to support the decision-making process of the operators and optimize the process. It is expected that with the use of this tool is possible to reduce the operating cost of the services offered by airline companies on demand and above all in reducing spending with the repositioning of aircraft.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
Hornos_Raquel_tcc.pdf (6.34 Mbytes)
 
Data de Publicação
2018-03-23
Número de visitas
554
Número de downloads
398
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.