Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Canale, Lauralice de Campos Franceschini
Maciel, Carla Isabel dos Santos
Título em Português
Caracterização microestrutural de ligas de alumínio dissimilares soldadas por fricção e mistura (FSW)
Palavras-chave em Português
Solda fricção em materiais dissimilares
Ligas de alumínio
Caracterização microestrutura
Resumo em Português
A pesquisa por novos materiais e processos que possam garantir aeronaves mais leves e operacionalmente mais viáveis, têm-se dado praticamente em todos os componentes de uma aeronave, com consequência direta no menor consumo de combustível, beneficiando o fabricante, os operadores e a população em geral, pois aplica o conceito de ‘aeronave verde’. Nestes quesitos, materiais/processos, destacam-se as ligas de alumínio (2xxx e 7xxx) e a solda por fricção mistura (FSW- Friction Stir Welding) por sua relação custo/benefício. Esse estudo tem por objetivo principal determinar os parâmetros de soldagem por FSW de uma junta de topo de material dissimilar e caracterizar a região da solda termicamente e termomecânicamente afetada e o ‘nugget’. Sendo assim, inicialmente foi projetada a ferramenta em aço H13, determinados os parâmetros de soldagem e realizada a caracterização por Microscopia Ótica (MO) e traçado o perfil de Microdureza Vickers (HV) na seção transversal da junta soldada. Esses dados iniciam a determinação de evidencias amplas e confiáveis sobre a viabilidade de uso dessa tecnologia e permitem predizer o comportamento de uma junta desse tipo durante a operação de uma aeronave. Essa pesquisa propiciará o avanço no conhecimento para uso desse processo na estrutura da janela, substituindo o atual processo de rebitagem. Além disso, tal projeto possui o desafio de fornecer as informações que compõem a base da pirâmide no conceito de desenvolvimento tecnológico por ‘building block’.
Título em Inglês
Microstructural characterization of a friction stir welded 2050 and 7050 aluminum alloys
Palavras-chave em Inglês
Friction welding of dissimilar materials
Aluminum alloys
Corrosion potential
Resumo em Inglês
The research for new materials and processes that ensure reduction of weight and more operationally viable aircrafts, have been given in all components of an aircraft, resulting in reduction of fuel consumption, benefiting the manufacturer, operators and the population in general, it applies the concept of 'green aircraft'. In these questions, materials/processes, there are the aluminum alloys (2xxx and 7xxx) and the friction stir welding (FSW) for its cost/benefit relation. This study’s main objective is to characterize, in detail, the base material, the weld region thermally and thermomechanically affected (nugget) of both materials. Therefore, it was initially designed the H13 steel tool, determined welding parameters and performed the characterization by optical microscopy (OM) and mapped the Vickers Microhardness profile (HV) in the cross section of the welded joint. These data begin determining comprehensive and reliable evidence on the feasibility of use of this technology and allow to predict the behavior of a joint of this type during the operation of an aircraft. This research will provide the advance of knowledge to use this process in the window frame, replacing the current riveting process. Furthermore, this project has the challenge of providing information that make up the base of the pyramid on the concept of technological development for 'building block'.
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Data de Publicação
2018-05-03
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