Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Silveira, Zilda de Castro
Fortulan, Carlos Alberto
Título em Português
Estudo comparativo de materiais poliméricos compósitos visando à substituição do aço na fabricação de retainer de airbag automotivo.
Palavras-chave em Português
Airbag
Retainer
Material para retainer
Sistema de retenção
Poliamida
Polipropileno
Aço
Método de ponderação
Segurança no trânsito
Polímeros (materiais)
Resumo em Português
O principal objetivo deste trabalho é a redução do custo de um airbag através
da substituição do material utilizado na fabricação do retainer (o suporte do gerador
de gás, no airbag). O estudo aqui realizado consiste na aplicação de um método de
ponderação para comparação entre o aço e materiais poliméricos compósitos na
fabricação do retainer. Os materiais poliméricos estudados foram o polipropileno
reforçado com 40% de fibra de vidro e a poliamida, também reforçada com 40% de
fibra de vidro. O Airbag é um sistema de retenção passiva que atua após um
acidente para evitar maiores danos aos ocupantes do veículo. É formado
basicamente pela bolsa, por um gerador de gás, pelo retainer e pela tampa, além de
sensores e uma central eletrônica no veiculo. O retainer, parte essencial no sistema
de retenção, é o responsável por suportar os grandes esforços gerados na
deflagração do airbag após o acidente, o que garante uma maior segurança aos
ocupantes do veículo. Além de resistir a estes esforços, deve suportar as altas
temperaturas atingidas durante a queima do propelente. As normas para este
elemento de segurança são bem rigorosas, uma vez que qualquer falha pode causar
danos muito sérios aos ocupantes do veículo. O método de ponderação utilizado foi
a “Análise do valor útil”, descrito por Pahl, e a partir deste método foi concluído que o
polipropileno reforçado com 40% de fibra de vidro é o material mais promissor para
tal aplicação. A poliamida também obteve bons resultados e é um possível substituto
do aço.
Palavras-chave em Inglês
Airbag
Retainer
Retainer's material
Supplemental restraint system,
Polyamide
Polypropylene
Steel
Resumo em Inglês
The main objective of this work is to reduce the cost of an airbag by replacing
the material used in the manufacture of the retainer (the support of the gas
generator). The study performed here is the application of a weighting method for
comparison between steel and polymeric materials as raw materials for the retainer.
The polymeric materials studied were the polypropylene reinforced with 40% of glass
fiber and polyamide also reinforced with 40% of glass fiber. The airbag is a passive
restraint system that acts after an accident to avoid further damage to the vehicle
occupants. It is basically formed by a bag, a gas generator, a retainer and a cover, as
well as sensors and an electronic control unit in the vehicle. The retainer, a key part
of the restraint system, is responsible for supporting the great efforts generated the
deployment of the airbag after an accident, what ensures greater safety for the
vehicle occupants. Besides resisting these efforts, it must withstand the high
temperatures reached during the ignition of the propellant. The standards for this
safety element are very rigorous, once any failure may cause very serious damage to
the vehicle occupants. The weighting method used was "Analysis of the useful
value", described by Pahl, and from this method was concluded that polypropylene
reinforced with 40% glass fiber is the most promising material for such application.
Polyamide also achieved good results and it is a possible substitute for steel as well.
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Data de Publicação
2014-03-27
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