Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Wolf, Denis Fernando
Lang, Rafael Guedes
Título em Português
Percepção de ambientes baseada em algoritmos de Visão Estéreo com aceleração em GPU sobre Linux Embarcado para aplicação em VANTs
Palavras-chave em Português
Visão estéreo
Sistemas embarcados
Veículos Aéreos Não Tripulados - VANT
Aceleração em GPU
Visão Computacional
OpenCV
CUDA
Resumo em Português
Atualmente, veículos aéreos não tripulados (VANT) vêm tornando-se um assunto recorrente no âmbito científico. Estes veículos, devido a sua mobilidade e inteligência artificial, vêm sendo adaptados para a atuação em diferentes ambientes, desempenhando assim diversas atividades que vão desde aplicações militares, agronômicas, espaciais, cinematográficas, entre outras. Entretanto, essa atuação só não é mais ampla devido a problemas relacionados ao reconhecimento do ambiente ao seu redor e detecção de objetos e obstáculos. Neste trabalho, estudou-se a utilização de visão estéreo em sistemas embarcados para percepção de ambientes e obstáculos ameacem a locomoção do veículo autônomo. Os métodos estéreo mais conhecidos pela literatura, BM (Block Matching) e SGBM (Semi-Global Block Matching), foram implementados e também foi desenvolvido uma interface que facilite a extração de informações e a comparação de performance destes métodos. Após análise, o algoritmo mais robusto para a aplicação em veículos aéreos foi o método BM para ambas as plataformas, BBB e Jetson TK1. Visto que a Jetson TK1 permite a aceleração em hardware do método BM, foi possível implementar o método BMGPU (Block Matching with GPU Acceleration) fornecido pelo OpenCV nesta plataforma. Por fim, os algoritmos utilizados permitiram que as distâncias de objetos próximos ao veículo móvel pudessem ser estimadas.
Título em Inglês
Environment Mapping based on Stereo Vision algorithms for UAVs on Embedded Linux
Palavras-chave em Inglês
Stereo vision
Embedded systems
Unmanned Aerial Vehicle - UAV
GPU aeleration
Computational vision
Resumo em Inglês
Currently, Unmanned Aerial Vehicles (UAV) are becoming a recurring theme in the scientific realm. These vehicles, because of their mobility and artificial intelligence, have been adapted to perform in different environments, thus performing various activities ranging from military applications, agronomic, spacial, cinematographic, among others. However, this performance is not wider due to problems related to the recognition of the surrounding environment and the detection objects and obstacles.In this work, it was studied the use of stereoscopic vision in embedded systems for environment mapping and obstacles that threaten the mobility of the autonomous vehicle. The most well known stereo methods in the literature, BM (Block Matching) and SGBM (Semi-Global Block Matching) were implement and was developed a graphical user interface, which facilitates the extraction of the information and comparing performance of these methods. After analysis, the most robust algorithm for use in aerial vehicles was the BM method for both platforms, BBB and Jetson TK1. Since the Jetson TK1 allows hardware acceleration of the method BM, it was possible to implement the method BMGPU (Block Matching with GPU Acceleration) provided by OpenCV on this platform. Finally, the used algorithms allowed the distances of obstacles near the moving vehicle could be estimated.
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Data de Publicação
2017-01-12
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