Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Zaiat, Marcelo
Sarti, Arnaldo
Rodrigues, José Alberto Domingues
Título em Português
Avaliação do desempenho de reatores anaeróbios operados em bateladas seqüênciais em escala piloto aplicados ao tratamento de esgoto sanitário
Palavras-chave em Português
Reator anaeróbio operado em bateladas seqüenciais
ASBBR
ASBR
Influência da agitação
Sistema combinado
Remoção de matéria orgânica
Reatores anaeróbicos
Tratamento de águas residuais
Agitação de líquidos
Resumo em Português
Dentre os processos biológicos de tratamento de águas residuárias, o anaeróbio tem se desenvolvido de forma consistente nos últimos anos, com destaque especial para o Reator Anaeróbio Operado em Bateladas Seqüenciais (ASBR - Anaerobic Sequencing Batch Reactor). Entretanto, ainda há a necessidade de pesquisas mais aprofundadas sobre o sistema visando à ampliação de escala e ao desenvolvimento de configurações mais eficientes de tratamento e que representem algum avanço em direção a processos mais sustentáveis. Neste sentido, este trabalho avaliou o comportamento da estabilidade e da eficiência de dois reatores anaeróbios operados em bateladas seqüenciais, em escala piloto e com agitação mecânica, como unidade de tratamento das águas residuárias geradas no Campus da Universidade de São Paulo em São Carlos. Um dos reatores contém biomassa imobilizada em espuma de poliuretano e o outro é operado com biomassa suspensa ou auto-imobilizada, sem utilização de suporte inerte. O trabalho foi subdividido em etapas, no intuito de se avaliar a influência da intensidade de agitação e a eficiência da composição do sistema anaeróbio-aeróbio, com o foco na remoção de nutrientes, principalmente nitrogênio, além da remoção de matéria orgânica. Os resultados obtidos permitiram concluir que: o aumento da intensidade de agitação nos reatores minimizou o efeito de transferência de massa na fase líquida, resultando no aumento da velocidade de remoção de matéria orgânica. Entretanto, para o reator com lodo granulado, ocorreu uma desestabilização do sistema, quando utilizado a maior intensidade de agitação avaliada (80 rpm), provavelmente por causa da ruptura dos grânulos provocada pela maior agitação. Os resultados obtidos na operação combinada anaeróbia/aeróbia mostraram uma desestabilização do sistema e baixas eficiências de remoções de matéria orgânica e nitrogênio, não sendo, portanto, adequada para o sistema.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2010-07-13
Número de visitas
1291
Número de downloads
1472
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.