Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Goldenberg, Carlos
Azzolini Junior, Walther
Título em Português
O Estágio Curricular Supervisionado no ensino superior: análise de cursos de engenharia em uma multinacional do ramo de energia
Palavras-chave em Português
Estágio Curricular Supervisionado (ECS)
Instituições de Ensino Superior (IES)
Resumo em Português
O trabalho tem como principal objetivo avaliar como se dá a estruturação e execução de um programa de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) de diferentes universidades em uma empresa de grande porte, analisando aspectos de planejamento, aprendizagem e expectativas do programa. O Estágio Curricular Supervisionado tem papel fundamental na geração e construção da identidade profissional do aluno, pois é nele que o estudante pode vivenciar um conjunto de ações responsáveis pela construção crítica e reflexiva dos saberes. Dessa forma, pode-se caracterizar o ECS como um meio de exercício da prática profissional de engenharia, o qual é responsável por apresentar diretrizes para um aprimoramento no relacionamento entre a faculdade e a empresa contratante, com o intuito de aprimorar a formação de estudantes de engenharia, sendo essa uma das formas mais concretas e efetivas de preparação do aluno para o mundo de trabalho. No entanto, o mal planejamento, estruturação e acompanhamento das atividades de estágio pode gerar cenários onde o estudante é utilizado como mão-de-obra barata, sem proporcionar nenhum crescimento profissional, fato que acaba propagando uma falsa sensação de que os conhecimentos adquiridos no cenário acadêmico não são aplicáveis em seu local de trabalho. Como método de pesquisa foi utilizado a denominada pesquisa-ação que trata o pesquisador também no papel de agente envolvido na situação. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram o questionário, a entrevista e a observação. As técnicas de análise de dados usadas foram a estatística descritiva e a análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos foi possível determinar que a empresa estudada requisita, de fato, habilidades de engenharia no decorrer do programa de estágio, contribuindo para o crescimento profissional e pessoal dos estudantes. No entanto, nota-se uma falta de participação das Instituições de Ensino Superior (IES) na estruturação e acompanhamento do programa, o que acaba refletindo num excesso de liberdade para as empresas contratantes, que podem atribuir as atividades que julgarem interessantes aos estagiários, as quais podem não corresponder às suas expectativas, deixando de proporcionar crescimento profissional. A contribuição deste trabalho se encontra, portanto, no questionamento da presença das IES no decorrer do programa de estágio e na reflexão de como tornar o ECS mais agregador para as partes envolvidas, tomando como base aquilo que os próprios estudantes julgaram ser agregador ou prejudicial em sua experiência como estagiário.
Título em Inglês
The Supervised Curricular Internship in higher education: an analysis of engineering courses
Palavras-chave em Inglês
Supervised Curricular Internship (SCI)
Higher Education Institutions (HEI)
Resumo em Inglês
This paper’s main goal is to evaluate the structuring and implementation of a Supervised Curricular Internship (SCI) program from different universities in a large company, analyzing aspects of planning, learning and expectations of the program. The Supervised Curricular Internship (SCI) plays a fundamental role on the creation and construction of the student’s professional identity because it’s in this process that the student can experience a set of actions responsible for the development of its knowledge. Thus, the SCI can be defined as a mean of providing professional engineering practice and is responsible for presenting guidelines for improving the relationship between the college and the companies, with the objective of improving the education of students of engineering, therefore characterizing one of the most concrete and effective ways of preparing students for the professional world. However, poor planning, structuring and monitoring of internship activities can generate scenarios where the student is used as cheap labor, without providing any professional growth, which ends up propagating a false ideia that the knowledge acquired in college are not applicable in their day-to-day job. The chosen research method was the so-called action research, that considers the researcher as an agent involved in the situation. The data collection techniques used were the questionnaire, the interview and the observation. The data analysis techniques used were the descriptive statistics and content analysis. From the results it was possible to determine that the studied company truly requires engineering skills during the internship program, contributing to the professional and personal growth of the students. However, there is a lack of participation of Higher Education Institutions (HEI) in the structuring and monitoring of the program, which ends up characterizing as an excess of freedom for the contracting companies, that can assign any activities they find interesting to the interns, which may not meet their expectations failing to provide professional growth. The contribution of this paper is to investigate if the HEIs are present during the internship program and to propose ways for making the SCI more aggregating for the parties involved, based on what their experience as an intern.
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Data de Publicação
2020-03-30
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