Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Mattazio, Rafael Rocha
Gesualdo, Edson
Título em Português
Estudo de viabilidade de um sistema antibloqueio de freios aplicado a um protótipo de Formula SAE
Palavras-chave em Português
Microcontrolador
Freio
Sistema antibloqueio de freio
ABS
Eletrônica Embarcada
Hardware
Formula SAE
Resumo em Português
Em 1920 foi desenvolvido o primeiro sistema ABS (Anti-lock Brake System - Sistema Antibloqueio de Freios). Proposto inicialmente para uso em aviões, o sistema garante uma maior eficiência de frenagem, além de prolongar a vida útil dos pneus. Atualmente, com o avanço da eletrônica, esse sistema se tornou mais completo e mais seguro, além de ter se tornado um item obrigatório para carros de passeio. Este trabalho, tem como objetivo desenvolver um módulo eletrônico ABS, utilizando um microcontrolador para leitura e análise dos sensores de velocidade do carro e das rodas. O projeto de firmware e o hardware tem por objetivo a aplicação em um protótipo do tipo fórmula, da equipe EESC-USP Formula SAE e, portanto, foram desenvolvidos pensando na compatibilidade com o carro. A partir de testes realizados em bancada e no próprio protótipo da equipe, foram obtidos resultados satisfatórios para as leituras e análises dos sensores, garantindo a eficiência do sistema. O sinal de saída gerado pelo microcontrolador para acionar o sistema ABS também teve resultado satisfatório.
Título em Inglês
Feasibility study of an anti-lock brake system applied to a prototype of Formula SAE
Palavras-chave em Inglês
Microcontroler
Brakes
Antiblocking system
Embeeded electronic
Resumo em Inglês
The first ABS system was developed in 1920. Initially designed for airplanes, the system guaranteed a greater braking efficiency and preserved the tires. Nowadays, with the advancement of electronics, the ABS system has become more complete and more secure. This thesis aims to develop an electronic ABS module, using a microcontroller for reading and analyzing car speed sensors and wheel speed sensors. The firmware design and the hardware are intended to be applied to a Formula-type prototype of the EESC-USP Formula SAE, and therefore were developed with car compatibility in mind. Bench tests and tracks tests on the team’s prototype provided a satisfactory result for the readings and analysis of the sensors, guaranteeing the efficiency of the system. The output signal generated by the microcontroller to activate an ABS system also had satisfactory result.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-01-17
Número de visitas
635
Número de downloads
1013
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.