Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
A CRISE DO CONHECIMENTO: AMPLIANDO AS FORMAS DE PENSAR O ENSINO E CULTURA JURÍDICA SOB A PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA
Palavras-chave em Português
Ensino
Cultura
Emancipação
Conhecimento
Gênero
Resumo em Português
A cultura e formulação do ensino em geral enfrentam uma grave crise no tocante a reprodução e reforço de desigualdades em detrimento do alcance de sua finalidade transformadora- que deveria ser um dos seus escopos principais. Demonstrando a carência pedagógica dos cursos de Direito e a função da universidade no contexto global, por meio de uma crítica jurídica feminista, pretende-se analisar o papel da reformulação da cultura e ensino jurídicos como elementos imprescindíveis de emancipação social, com a ampliação de outras novas formas de saber mais comprometidas com a condição humana, com o aprofundamento das formas de pensar, bem como com a introdução de um recorte transversal que inclua as relações de gênero e acesso das mulheres no campo científico e espaço público, para a construção de uma sociedade efetivamente democrática e emancipatória.
Palavras-chave em Inglês
Education
Culture
Emancipating
Gender
Knowledge
Resumo em Inglês
Culture as well as teaching practice’s formulation face a severe crisis concerning the maintenance and reinforcement of social inequality as opposed to its transforming purpose’s outreach – which should be one of its main scopes. Demonstrating Law schools’ pedagogical deficiency and reflecting upon universities’ role in a global context, throughout a feminist legal review, the aim of this paper is to analyse the overhaul of legal education and legal culture as key elements to social emancipation, along with the widening of other teaching methods more committed to human condition, the development of different ways of thinking, as well as the introduction of issues related to gender equality and women’s access to the scientific field and public sphere, aiming to build a society both emancipated and democratic.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2017-05-24
Número de visitas
212
Número de downloads
185
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.