Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
Retribuição e Justiça na Oresteia de Ésquilo
Palavras-chave em Português
Tragédia grega
Ésquilo
Justiça
Resumo em Português
O presente trabalho se dedica ao estudo do movimento da justiça de Zeus e suas relações com uma cosmovisão baseada na retribuição na trilogia trágica Oresteia, de autoria de Ésquilo, cuja tema é a maldição familiar que assola a família real de Argos, marcada por um contínuo de assassinatos motivados por vingança que tem seu fim em um tribunal instituído por Atena que emerge como nova forma de administração da justiça. A primeira parte deste trabalho parte da investigação da história política de Atenas entre os séculos IV e V a.C. a fim de contextualizar a obra e a biografia de Ésquilo com as novas concepções que emergem do regime democrático, tal como do desenvolvimento da tragédia como manifestação artística que problematiza o mito e a condição humana. A segunda parte deste trabalho é dedicada ao estudo concreto da trilogia trágica, focando no tratamento dado pela tradição épica e lírica precedente a Ésquilo ao mito de Orestes, as interpretações correntes sobre a natureza da justiça de Zeus e da análise de três cenas de ἀγων/agon onde as personagens envolvidas manifestam concepções distintas de justiça e responsabilidade criminal em um jogo dialético típico da tragédia que procura demonstrar as flutuações de sentido do vocabulário jurídico.
Palavras-chave em Inglês
Greek tragedy
Aeschylus
Justice
Resumo em Inglês
This current work aims to study Zeus’ justice drive and its relations to a worldview based on retribution in the tragic trilogy of Oresteia, by Aeschylus, whose theme is the familiar curse that ravages the royal family of Argos, which is marked by serial murders motivated by revenge that reaches its end during a court set by Athena who comes as a new form of justice administration. The first part of this work looks into Athens political history between IV and V B.C.E. centuries to contextualize Aeschylus’ work and biography along the new conceptions that arise out of the democratic regime, such as tragedy development as artistic expression that problematizes the myth and the human condition. The second part of this work is dedicated to the specific study of the tragic trilogy, focusing on the management given to the myth of Orestes by epic tradition and lyrics prior to Aeschylus; to current interpretation about Zeus’ justice nature; and to the analysis of three scenes of ἀγων/agon, in which characters show different conceptions of justice and criminal responsibility on a typical dialectic game of tragedy that intends to demonstrate sense variations in legal vocabulary.
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Data de Publicação
2013-12-18
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