Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Correa, Cynthia Harumy Watanabe Banca
Almeida, Marcelo Vilela de
Carvalho, Mariana Aldrigui
Título em Português
Estudo comparativo de aplicativos de guias turísticos para dispositivos móveis: Lonely Planet e mTrip
Palavras-chave em Português
VIAGENS
GUIAS
TURISMO
TELEFONIA CELULAR
COMPUTAÇÃO MÓVEL
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - USABILIDADE
Tecnologias da Comunicação e Informação
Guias Turísticos
Viajante Independente
Mobilidade
Resumo em Português
O desenvolvimento das Tecnologias da Comunicação e Informação (TCI) trouxe mudanças significativas no modo de viver da sociedade. No setor turístico não foi diferente, por ser um campo caracterizado por constantes mudanças e extremamente envolvido com o fluxo e a distribuição de informação. Com a inserção do aspecto da mobilidade, novas mudanças foram percebidas no turismo, como o crescimento de viajantes cada vez mais independentes e sempre conectados através de dispositivos móveis. No entanto, as fontes de informação utilizadas pelos viajantes para suas viagens permaneceram as mesmas, sendo a principal, os guias turísticos. Dessa maneira, há uma adaptação desses guias para além da Web, encontrando nos aplicativos móveis uma forma de manter o viajante informado e orientado de forma dinâmica durante as viagens. O estudo tem por objetivo analisar a estrutura dos aplicativos de guias turísticos para dispositivos móveis, a partir de um estudo comparativo entre os guias turísticos Lonely Planet e mTrip da Apple. A monografia baseia-se em pesquisa bibliográfica e na análise dos guias móveis a partir de categorias referentes ao conteúdo informativo, nível de comercialização, interatividade e versão para outros idiomas. Como resultados, destacamos que com relação ao conteúdo os aplicativos não apresentam diferenças consideráveis, contudo, nas outras categorias de análise foram encontradas vantagens no uso do mTrip, uma vez que oferece nível de comercialização, inexistente no guia da Lonely Planet, disponibilidade de outros idiomas e maior nível de interatividade, como serviço de Realidade Aumentada e compartilhamento em mídias sociais.
Palavras-chave em Inglês
Information and Communication Technologies
Tourism
Tourist guides
Independent traveler
Mobility
Resumo em Inglês
The development of Information and Communication Technologies (ICT) has brought significant changes to the way of life of society. In the tourism sector was no different, as it is a field characterized by constant change and extremely involved with the flow and distribution of information. With the inclusion of the mobility aspect, further changes were noticed in tourism, as the growth of independent and always connected travellers via mobile devices. However, the sources of information used by travelers for their journeys remained the same, with the main source being tour guides. Thus, there is an adaptation of these guides beyond the Web, finding mobile applications in a way to keep travelers informed and oriented dynamically during trips. The study aims to analyze the sructure of the tour guides for mobile applications, from a comparative study between the tour guides Lonely Planet and Appe's mTrip. The monograph is based on literature search and analysis of mobile guides from categories related to information content, level marketing, nonexistent in the Lonely Planet guide, availability of other languages and higher level of interactivity, such as service Augmented Reality and sharing in social media
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Data de Publicação
2013-11-21
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