Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Malachias, Maria Elena Infante (Presidente)
Dominguez, Celi Rodrigues Chaves
Lenzi, Cristiano Luis
Título em Português
Análise da relação criança-natureza na perspectiva de uma escola humanista: um estudo de caso
Palavras-chave em Português
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
MEIO AMBIENTE - INFLUÊNCIA DO HOMEM
EDUCAÇÃO INFANTIL
NATUREZA
HUMANISMO
Educação socioambiental
Roda de conversa
Valores humanos
Amor
Resumo em Português
O sonho por entendimentos que vão além da relação homem-natureza, fez com que me saltasse aos olhos a razão pela qual somos instruídos e educados: Escola e Família. Há uma dificuldade em associar o ensino contemporâneo com a vocação e as reais necessidades dos seres humanos. Muitas vezes, o que acontece é acreditar que a palavra educação é sinônimo de escola, todavia elas não são. A educação de uma maneira geral pode ser abordada conforme três visões de mundo ou filosofias: comportamentalismo ou behaviorismo, cognitivismo e humanismo. A filosofia humanista trata primordialmente o ser como uma pessoa, e este aprendiz é compreendido como um todo: sentimentos, ações e pensamentos. Ao se diferenciar de uma filosofia que tem como primazia o intelecto, o que se tem como resultado: pessoas que não são capazes de amar o homem e a vida, visto que, buscam um "aumento do conhecimento" e não a auto-realização e seu crescimento pessoal. Face a esse contexto desfragmentado, culminou-se na proliferação de uma educação ocidental moderna que repentinamente se espalhou por todo mundo, e originou um declínio de antigos valores tradicionais, tais como: sabedoria, compaixão, e amor ao próximo. Por intermédio de um estudo de caso, foi possível inferir sobre a relação criança-natureza numa perspectiva humanista. Apesar de haver um mundo de metodologias aplicáveis ao estudo, me descubro com a possibilidade de se trabalhar com a ética de elementos vivos da natureza, reiterando a ideia de que o ser humano volte a se conectar com o mundo natural. Para esse fim se aplicou a metodologia de roda de conversa. Os desenhos e as falas das crianças indicaram que existe uma crescente e importante preocupação com o ambiente, e isto nos faz enxergar sobre um futuro cheio de possibilidades.
Título em Inglês
Analysis of the child-nature relationship from the perspective of a humanistic paradigm: a case study
Palavras-chave em Inglês
Child education
Social environmental education
Brainstorming
Human values
Environment
Love
Humanism
Resumo em Inglês
The dream of understandings that go beyond the relationship man-nature provoked an interest in me of comprehending the reasons we are instructed and educated: School and Family. There is a difficulty in associating contemporary education with vocation and the real needs of human beings. Often what occurs is to believe that the word education and school are synonymous, but that is not the case. Education in general can be addressed as three worldviews or philosophies: behaviorism, cognitivism and humanism. The humanist philosophy focuses primarily on the human being as a person, and the lessons are understood as a whole: feelings, actions and thoughts. Which distinguishes itself from a philosophy that has as a priority the intellectual, which results in people who are not able to love human beings and life, because they are seeking an "increase of knowledge" and not self-realization and personal growth. This defragmented context originated in the proliferation of a modern western education that suddenly spread itself throughout the world, and led to a decline of old traditional values, such as wisdom, compassion, and love to other human beings. Through a case study, it was possible to include the child-nature relationship in a humanistic perspective. Although there are various methodologies that apply to the study, I find myself with the opportunity to work with the ethics of living elements of nature, reaffirming the idea that the human beings re-connect with the natural world. Thus, a brainstorming methodology was applied. The drawings and words of children indicated that there is a significant and growing concern for the environment, and that makes us vision a future full of possibilities.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2016-04-09
Número de visitas
1393
Número de downloads
1223
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.