Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
Consumo infantil : o poder de influência das marcas sobre crianças de classes sociais distintas
Palavras-chave em Português
Consumo
Marcas
Publicidade
Crianças
Classes sociais
Resumo em Português
Atualmente, vivemos em uma sociedade regida quase que completamente pelo e para o consumo. A aquisição de bens materiais é responsável por ditar nossas relações com o mundo ao redor. O consumismo é cada vez mais difundido e tido como natural no capitalismo, o que nos leva a indagar seus efeitos, sejam estes nocivos ou não, sobre cada cidadão. Quando a questão é transferida para o mundo infantil torna-se ainda mais complexa. É na infância que nossos valores e personalidade se formam, e o consumo coloca-se como principal definidor do que as crianças serão no futuro fazendo uso principalmente de determinadas marcas para cativá-las. Independentemente da classe social, ou seja, do acesso ou não a tais marcas difundidas como “necessárias”, as crianças manifestam os mesmos desejos de consumo, situação muito nociva aos menos endinheirados. Este Trabalho de Conclusão de Curso oferece um panorama mais claro a respeito dos meios utilizados pelos profissionais de marketing e pela publicidade para adentrar o universo infantil e um melhor entendimento das consequências advindas do desejo de determinadas marcas por crianças, sejam estas ricas ou pobres
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Data de Publicação
2016-04-04
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