Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
Diagnóstico de melhorias no processo de prover ensino de pós-graduação em uma instituição de ensino superior
Palavras-chave em Português
Gestão por processos
Árvore da Realidade Atual
Pós-graduação
Instituições de ensino superior
Processos de negócio
Resumo em Português
O avanço da globalização tecnológica, econômica e cultural originou novos desafios ao cenário organizacional mundial. A necessidade de uma visão sistêmica tem promovido a obsolescência gradativa da tradicional visão funcional adotada pela maioria das empresas, ao mesmo tempo em que incentiva a adoção de visões multifacetadas que melhor atendam às necessidades de seus stakeholders, tal qual a gestão por processos ou, do inglês, Business Process Management, cujo objetivo é compreender a organização sob a óptica do cliente por meio do controle, gerenciamento e melhorias dos processos de negócios da organização. Na contramão dessa tendência, as instituições de ensino superior, em especial as públicas, insistem na manutenção da visão fragmentada, rígida e funcional, subvalorizando a análise de seus processos. O presente estudo objetivou, portanto, por meio de um estudo de caso, identificar melhorias no processo de prover ensino de pós-graduação de uma instituição de ensino superior. Dentre as técnicas de diagnóstico de processos, a Árvore da Realidade Atual foi considerada a mais indicada por permitir localizar assertivamente as causas dos problemas e, logo, possibilitar soluções definitivas e não somente paliativas. Sua construção foi pautada no modelo proposto por Costa (2010), o qual possui nove fases sequencias que resultam nos efeitos indesejáveis presentes no processo, no estabelecimento das relações de causa e efeito entre eles, na identificação das causas raízes das restrições apontadas, na proposição de melhorias e na priorização dessas melhorias. Como resultado, foram obtidos oito projetos de melhorias para o processo, dentre os quais apenas cinco foram acatados e posteriormente classificados conforme sua ordem de importância.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2016-04-04
Número de visitas
743
Número de downloads
584
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.