Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
O ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação em administração nas instituições do ensino superior do Estado de São Paulo
Palavras-chave em Português
Empreendedorismo
Curso de administração
Estado de São Paulo
Ensino de empreendedorismo
Resumo em Português
O estudo da educação empreendedora vem sendo tema de interesse ao longo do tempo, devido principalmente ao reconhecimento da importância do empreendedorismo no desenvolvimento econômico e social dos países. Nesse contexto, as instituições de ensino superior, como geradoras e difusoras de conhecimento na sociedade, possuem um papel fundamental na difusão do ensino empreendedor. Assim, o objetivo do presente estudo voltou-se para a análise da oferta de disciplinas correlatas a empreendedorismo nos cursos de graduação de Administração nas universidades e centros universitários – públicos e privados – do Estado de São Paulo. Os resultados mostraram que 85% das universidades e centros universitários, públicas e particulares, localizadas no Estado de São Paulo, ofertantes de cursos presenciais de graduação em administração, oferecem disciplinas correlatas a Empreendedorismo. Em relação aos cursos de Administração que oferecem estas disciplinas, observou-se que a maior parte possui carga horária mínima entre 3000 e 3250 horas e que foram criados a partir de 1995. Já em relação às disciplinas, constatou-se a predominância de disciplinas com natureza obrigatória, que são oferecidas principalmente a partir do quinto semestre dos cursos. A bibliografia com maior indicação nos planos das disciplinas corresponde ao livro “Empreendedorismo: transformando ideias em negócios”, de José Dornelas, seguido pelo livro “O segredo de Luísa”, escrito por Fernando Dolabella. Por meio da pesquisa realizada depreende-se a existência de uma significativa conscientização sobre a importância do ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação em administração. Acredita-se, entretanto, que o papel das Instituições de Ensino Superior, que possuem grande importância na geração e propagação de conhecimento na sociedade, deve ir além do oferecimento de disciplinas relacionadas a empreendedorismo, visando à difusão e propagação da cultura empreendedora
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Data de Publicação
2017-11-23
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