Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
O desenvolvimento de estratégias de marcas próprias no varejo supermercadista : um estudo comparativo entre Brasil e França
Palavras-chave em Português
Marcas próprias
Varejo supermercadista
Estratégias de marca
Posicionamento
França e Brasil
Resumo em Português
A globalização propiciou um cenário de extrema concorrência para as grandes redes varejistas. As marcas próprias, nesse cenário, tornam-se uma poderosa arma de diferenciação e obtenção de vantagem competitiva. Nesse contexto, a pesquisa busca avaliar o desenvolvimento das estratégias de marcas próprias especificamente para um varejista supermercadista presente na França e no Brasil com o objetivo de avaliar as estratégias de marca própria francesas, entender as principais similaridades e diferenças em relação a estratégia brasileira, de modo a propor melhorias para desenvolver as marcas próprias dos varejistas presentes no Brasil. A pesquisa começa apresentando a evolução das marcas próprias ao longo dos anos e os diferentes posicionamentos que podem ser desenvolvidos pelos varejistas. Os panoramas de marcas próprias mundial e brasileiro são apontados, bem como as vantagens e desvantagens enfrentadas pelas redes de varejo ao desenvolverem marcas próprias. Por fim, as variáveis mais importantes para a construção de uma estratégia de marca própria de sucesso e a percepção do comportamento do consumidor em relação a elas são apresentadas. A presente pesquisa é baseada em uma abordagem qualitativa com caráter exploratório, dividida em duas fases. Na primeira fase, faz-se uma análise de dados secundários obtidos por meio da revisão bibliográfica e a segunda fase é caracterizada por um estudo de caso, cujo dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada aplicada em uma rede de varejo que desenvolve marcas próprias e atua na França e no Brasil. A implicação teórica da presente pesquisa é representada pela investigação de fatores chave para a construção de uma estratégia de marcas próprias de sucesso, enquanto a implicação prática é caracterizada pela utilização dessas estratégias pelos varejistas brasileiros que possuem ou queiram desenvolver marcas próprias, uma vez que o mercado interno possui um potencial de crescimento significativo. As principais diferenças entre a estratégia de marcas próprias na França e no Brasil são caracterizadas pela amplitude de portfólio de marcas próprias e forte presença de produtos diferenciados, bem como intenso relacionamento com consumidores e fornecedores. Na França todas as características apontadas são amplamente utilizadas para realizar uma estratégia de marcas próprias forte. No Brasil, no entanto, precisam ser melhor desenvolvidas. Em conclusão, verifica-se grandes oportunidades de atuação por parte dos varejistas brasileiros realizarem uma estratégia de marcas próprias de maior sucesso com o investimento em produtos voltados para nichos de mercados, oferta de produtos exclusivos e comunicação multicanal com os consumidores e fornecedores
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Data de Publicação
2016-04-05
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