Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
Determinantes psicológicos do comportamento de consumo e conservação da água : um estudo exploratório com consumidoras de Ribeirão Preto
Palavras-chave em Português
Conservação da água
Determinantes psicológicos
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Comunicação
Resumo em Português
O objetivo deste trabalho é identificar os principais determinantes psicológicos do comportamento individual existentes no consumo e na conservação da água. Justifica-se o problema de pesquisa pela motivação de se entender quais seriam os fatores psicológicos envolvidos no relacionamento das pessoas com a água, assim como pela crescente importância da sustentabilidade, do marketing social e da preocupação quanto aos episódios de escassez de água vivenciados pela sociedade brasileira. O referencial teórico aborda conceitos pertinentes ao tema como o delineamento dos diferentes determinantes psicológicos existentes na ciência do comportamento do consumidor, as questões relativas à sustentabilidade e ao uso indiscriminado da água e os conceitos e aplicabilidade do marketing social. O método utilizado foi a técnica de Elicitação de Metáforas de Zaltman (ZMET) – uma técnica projetiva que visa entender com maior profundidade as motivações existentes no relacionamento entre o consumidor, o produto e sua decisão de compra. As entrevistas resultaram na elaboração do chamado Mapa de Consenso Final do tema “Água”, onde se evidenciam os principais constructos (categorias) obtidos e os principais relacionamentos entre esses constructos. Dentre os constructos originadores, estão os atributos concretos e os efeitos funcionais. Por sua vez, os constructos de conexão podem ser exemplificados pelo medo, sensualidade, diversão, higiene e beleza. Por fim, os constructos de destino representam o nível mais detalhado de subjetividade e o final da escada de relações desenhada. Nesta pesquisa, eles são representados pela gratidão, pelo prazer, pela realização pessoal e pela responsabilidade social. O trabalho por fim propõe que os determinantes psicológicos identificados sejam utilizados como parte de uma nova estratégia de comunicação ambiental que tenha em vista a conservação da água e a mudança efetiva de hábitos de consumo
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Data de Publicação
2017-11-28
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