Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Campello, Carlos Alberto Gabrielli Barreto
Marin, Elisa Soares de Almeida
Título em Português
Os atributos valorizados no mercado de luxo brasileiro : um estudo exploratório
Palavras-chave em Português
Marketing
Mercado de luxo no Brasil
Atributos valorizados
Resumo em Português
O mercado de luxo tem despertado cada vez mais o interesse do meio acadêmico e de profissionais de marketing. Fato explicado pelo seu peso econômico nos mercados tradicionais e pela forte tendência de crescimento nos países emergentes. Observa-se que, gradativamente, esse segmento mostra-se menos dependente dos tradicionais consumidores europeus e mais próximo ao público emergente, o qual tem ocupado uma posição estratégica para o crescimento mundial desse mercado, sobretudo o Brasil. No entanto, as diferenças culturais são capazes de alterar a forma como os consumidores percebem e valorizam os atributos das marcas. Assim, a compreensão acerca dos atributos mais valorizados por cada mercado torna-se um aspecto central na elaboração de estratégias de posicionamento e gestão das marcas. Nesse contexto, o presente estudo teve por objetivo identificar quais são os principais atributos valorizados pelos consumidores brasileiros de bens de luxo Para essa finalidade, empregou-se uma pesquisa exploratória de natureza quantitativa, cuja coleta dos dados primários deu-se através de um levantamento survey realizado por meio de 319 questionários aplicados em uma amostragem por conveniência. Os resultados revelam que, conforme a visão dos respondentes, os construtos intangíveis possuem maior relevância em relação aos aspectos tangíveis na satisfação dos consumidores. A partir do modelo de regressão adotado, observase que os construtos mais importantes para a amostra são: a carga multissensorial elevada; a auto recompensa; o papel da marca; carga emocional elevada e o estilo de vida real
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Data de Publicação
2015-07-20
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