Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Galina, Simone Vasconcelos Ribeiro
Capellaro, Angélica Ferreira
Título em Português
A aceitação dos consumidores em relação aos sites de compra coletiva: um estudo com universitários
Palavras-chave em Português
Sites de compra coletiva
Compras online
Aceitação dos consumidores
Resumo em Português
A comodidade oferecida pela Internet, o aumento nas vendas de computadores, a acessibilidade às conexões e a confiança conquistada pelo e-commerce foram os fatores que contribuíram para o surgimento dos sites de compras coletivas. Essa forma de comercializar surgiu nos Estados Unidos, em 2008, com a empresa Groupon sendo pioneira, e chegou ao Brasil em 2010. Nos sites de compras coletivas são divulgados produtos e serviços com descontos atrativos. A aceitação dos consumidores perante os sites de compra coletiva ainda é pouco explorada, por esse motivo, o objetivo desta pesquisa é conhecer as opiniões dos consumidores através do Modelo de Aceitação a Tecnologia (TAM). A pesquisa realizada é quantitativa, os dados foram coletados através de questionários e contaram com uma amostra de 186 universitários da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial exploratória, análise de regressão múltipla e comparação entre médias. A pesquisa indicou que o fator que mais influencia na aceitação dos consumidores é a facilidade de uso, seguido da resposta da empresa ao cliente e por último, a segurança ao acessar os sites de compra coletiva. Os consumidores do sexo masculino possuem uma aceitação maior do que as consumidoras do sexo feminino e a frequência de acesso à internet aprimora a aceitação do consumidor com relação aos sites de compra coletiva.
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Data de Publicação
2013-05-09
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