Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Mendonça, Paulo Sergio Miranda
Amui, Lara Bartocci Liboni
Título em Português
O impacto de uma ação promocional em uma rede social sobre indicadores-chave de desempenho das compras coletivas : estudo de caso com um site da cidade de Ribeirão Preto
Palavras-chave em Português
Compras coletivas
Redes sociais
Web analytics
Indicadores-chave de desempenho
Resumo em Português
Esta pesquisa tem como tema o estudo do uso de redes sociais por um site de compra coletiva como instrumento de relações com consumidores e divulgação. O seu objetivo principal foi descobrir o impacto gerado por uma ação promocional no Facebook sobre indicadores-chave de desempenho de um site de compras coletivas da cidade de Ribeirão Preto. A metodologia caracteriza esta pesquisa como descritiva quantitativa, realizada com dados coletados via observação mecânica com o uso do Dashboard do Facebook e do Google Analytics, que oferecem informações numéricas sobre as interações dos usuários e características de acesso de um site, respectivamente. Tais dados foram coletados num período de 90 dias divididos igualmente em 3 fases: pré-campanha, execução da campanha e pós-campanha. A revisão teórica abordou os seguintes assuntos: compras coletivas; mídias sociais; social-commerce; indicadores-chave de desempenho; e web analytics. Os dados foram analisados por meio de comparações de médias, que apontaram resultados positivos da campanha com crescimento significativo dos índices da fan page no Facebook do site estudado, o que denota aumento do engajamento de seus seguidores. Na comparação, os principais indicadores de desempenho do site relativos ao Facebook tiveram evolução superior aos indicadores de desempenho gerais do site, o que sugere impacto positivo da campanha. Dos coeficientes de correlação, constatou-se que um maior poder de alcance da fan page no Facebook pode traduzir-se em aumento do tráfego de acessos à página do site estudado, além de aumentar principalmente a quantidade de novos visitantes (pessoas que nunca acessaram o site). Foi verificado que o número de seguidores da fan page está positivamente relacionado ao número de vendas concluídas no site, mas isto não pode ser considerado um fator determinante pois existem fatores alheios ao escopo desta pesquisa que podem influenciar estes resultados. Com esses dados e análises, constatou-se que ações promocionais no Facebook podem trazer ao site de compra coletiva maior fluxo de visitas e novos potenciais compradores
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Data de Publicação
2013-08-06
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