Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Scare, Roberto Fava
Título em Português
Avaliação do nível de geração de valor das ações de marketing em três
grandes redes de varejo de vestuário brasileiras
Palavras-chave em Português
Marketing
Varejo
Empresas
Vestuário
Resumo em Português
Verifica-se uma importância crescente de os profissionais da área de Marketing das empresas
justificarem as despesas originadas em suas atividades através de indicadores que mostrem o
resultado obtido pelas ações provenientes das estratégias utilizadas pelo departamento. Nesse
sentido, a aplicação de métricas de Marketing contribui para justificar a aplicação do
orçamento em vendas e comunicações da companhia e fornecer informações para os
tomadores de decisões na área. Uma dessas métricas é o ROI (Return over Investment) que,
quando aplicado às atividades de marketing, demonstra o quanto a variação dos investimentos
no composto de marketing impactou no incremento das vendas da empresa. Outro indicador
importante é o FROCI (Financial Returns on Communication Investments), que permite
relacionar a variação do lucro operacional com a variação das despesas de marketing
envolvendo, por exemplo, comunicações e vendas. Esses dois indicadores, quando analisados
de maneira conjunta, oferecem a visão quanto ao Índice de Geração de Valor em
Comunicação. Como o setor varejista de vestuário possui grande concorrência e despesas de
Marketing significativas, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o impacto que esses
gastos geram nos resultados financeiros e na geração de valor das empresas. A partir dos
resultados, foi possível concluir que é importante os gestores de Finanças e Marketing
utilizarem métricas para avaliarem o desempenho das campanhas de comunicações e vendas
constantemente para avaliar a geração de valor para a empresa, sempre com a intenção de
melhorar os programas de Marketing. A partir dos cálculos apresentados, foi possível chegar
aos dois principais índices para avaliar as ações de Marketing das empresas: Geração de Valor
do ROI de Marketing e o Índice de Geração de Valor. Eles foram calculados mais
precisamente através da Apuração dos Resultados
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Data de Publicação
2013-05-29
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