Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Scare, Roberto Fava
Título em Português
Avaliação do nível de geração de valor das ações de marketing em três grandes redes de varejo de vestuário brasileiras
Palavras-chave em Português
Marketing
Varejo
Empresas
Vestuário
Resumo em Português
Verifica-se uma importância crescente de os profissionais da área de Marketing das empresas justificarem as despesas originadas em suas atividades através de indicadores que mostrem o resultado obtido pelas ações provenientes das estratégias utilizadas pelo departamento. Nesse sentido, a aplicação de métricas de Marketing contribui para justificar a aplicação do orçamento em vendas e comunicações da companhia e fornecer informações para os tomadores de decisões na área. Uma dessas métricas é o ROI (Return over Investment) que, quando aplicado às atividades de marketing, demonstra o quanto a variação dos investimentos no composto de marketing impactou no incremento das vendas da empresa. Outro indicador importante é o FROCI (Financial Returns on Communication Investments), que permite relacionar a variação do lucro operacional com a variação das despesas de marketing envolvendo, por exemplo, comunicações e vendas. Esses dois indicadores, quando analisados de maneira conjunta, oferecem a visão quanto ao Índice de Geração de Valor em Comunicação. Como o setor varejista de vestuário possui grande concorrência e despesas de Marketing significativas, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o impacto que esses gastos geram nos resultados financeiros e na geração de valor das empresas. A partir dos resultados, foi possível concluir que é importante os gestores de Finanças e Marketing utilizarem métricas para avaliarem o desempenho das campanhas de comunicações e vendas constantemente para avaliar a geração de valor para a empresa, sempre com a intenção de melhorar os programas de Marketing. A partir dos cálculos apresentados, foi possível chegar aos dois principais índices para avaliar as ações de Marketing das empresas: Geração de Valor do ROI de Marketing e o Índice de Geração de Valor. Eles foram calculados mais precisamente através da Apuração dos Resultados
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Data de Publicação
2013-05-29
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