Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Camargo, José Alberto de
Título em Português
Análise da utilização das ferramentas de marketing social no Hemocentro de Ribeirão Preto, localizado no campus da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto
Palavras-chave em Português
Marketing Social
Doação de Sangue
Fidelização de doadores
Hemocentro
Ferramentas do Marketing Social
Resumo em Português
Mundialmente, são levantadas as crescentes dificuldades para a obtenção regular e de boa qualidade de sangue. Deste modo, a partir do conhecimento das principais motivações e restrições dos doadores de sangue universitários da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, as ações de captação de doadores de sangue realizadas pelo Hemocentro de Ribeirão Preto foram levantadas, com o propósito de identificar se tais ações superam as restrições apresentadas. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa com uso do método de estudo de caso no Hemocentro de Ribeirão Preto no ano de 2012. As variáveis estudadas foram as Motivações e Restrições à doação de sangue, conceito de Marketing Social e os 6 P´s do Mix do Marketing Social aplicados ao Hemocentro de Ribeirão Preto. Concluiu-se que o Hemocentro de Ribeirão Preto apresenta uma boa utilização das ferramentas de Marketing Social, que poderiam apresentar resultados mais efetivos se existisse um estudo preliminar do público alvo que se pretende atingir além de metas quantitativas para cada ação. Além disso, recomenda-se que o Hemocentro de Ribeirão Preto também direcione as ferramentas de Marketing Social utilizadas para aumentar a fidelização de universitários já doadores de sangue. Por fim, o trabalho apresentado forneceu a oportunidade da realização de um estágio social formal no Hemocentro de Ribeirão Preto, na área de Marketing, por parte dos alunos estudantes na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
CarolinaKiaTakada.pdf (1.16 Mbytes)
 
Data de Publicação
2013-05-07
Número de visitas
2436
Número de downloads
7685
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.