Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
O valor da marca baseado no espectador esportivo : adequação do
modelo Spectator Based Brand Equity ao futebol brasileiro
Palavras-chave em Português
Marketing
Valor da marca
Futebol
Marketing esportivo
Brand equity
Resumo em Português
O futebol é a modalidade esportiva com maior faturamento no Brasil e sua renda
correspondeu à cerca de 0,8% do PIB nacional, em 2012, segundo a Consultoria Pluri.
Entretanto, as receitas com bilheteria representam, em grau de importância, a quinta
colocação na composição da renda dos clubes, evidenciando a baixa participação direta do
torcedor como fonte de renda dos clubes (BDO, 2015). O torcedor futebolístico é motivado
pelas vias emocionais inerentes à modalidade, comportando-se de maneira distinta aos
consumidores de bens e serviços tradicionais. Esse fato faz com que os clubes tenham
potencial para construir o valor de marca (brand equity) capitalizando o relacionamento
psicológico do torcedor com a marca do time. Sabendo-se da especificidade do
comportamento do consumidor-espectador esportivo e, baseado na natureza intangível,
experiencial, inconsistente e perecível do esporte-espetáculo, Ross, em 2006, desenvolveu um
modelo conceitual que reconhece a experiência do cliente-espectador no esporte-espetáculo,
construindo o conceito de valor de marca baseado no espectador esportivo (Spectator-Based
Brand Equity - SBBE). Assim, o objetivo do estudo é analisar a adequação do modelo SBBE
no futebol brasileiro, segundo análise de diferentes agentes da cadeia produtiva futebolística
sobre a adaptabilidade da escala de mensuração do valor da marca de um clube, à ótica do
torcedor, para a realidade do futebol brasileiro. Para tal, criou-se um questionário, de acordo
como modelo da escala desenvolvida por Biscaia et al. (2013), à ser respondido por
especialistas integrantes da indústria do futebol brasileiro e os resultados foram obtidos
mediante método de Lawshe, análise de frequência e análise de conteúdo dos feedbacks dos
peritos. Constatou-se que, como afirmado por Yoo e Donthu (2001), Ross (2006) e Biscaia et
al. (2013), o brand equity é ambientalmente sensível e deve ser adaptado às especificidades
do cenário ao qual destina-se. Para o cenário futebolístico brasileiro, o SBBE adaptado por
Biscaia et al. (2013) passou por adaptações quanto à sua composição e redação, assim como
as escalas da TBAS. O SBBE proposto para o futebol brasileiro é composto por nove fatores e
a TBAS por 39 itens. Dentre os nove fatores do SBBE adaptado ao cenário brasileiro, oito são
provenientes de adaptações do modelo desenvolvido por Biscaia et al. (2013) enquanto um foi
inserido segundo percepções sobre a indústria do futebol brasileiro. Os fatores que compõem
o SBBE para o futebol brasileiro são: Atributos visuais da marca, Poder de barganha, História
do clube, Comprometimento, Atributos organizacionais, Sucesso da equipe, Gestão, Estádio e
Identificação. Sugere-se pesquisas futuras com torcedor final e aprofundamento nos perfis dos
torcedores
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Data de Publicação
2016-04-04
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