Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Passador, João Luiz
Oliveira, Lilian Ribeiro de
Título em Português
Políticas de financiamento para produção de etanol no Brasil : estudo de caso da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Palavras-chave em Português
Políticas Públicas
Políticas de Fomento
Financiamento
Etanol
Biocombustível
Resumo em Português
O uso de etanol como combustível no país ocorre desde o começo do séc. XX, mesmo após altos e baixos, provocados por mudanças de preços e estratégicas de mercado, de consciência ambiental e desenvolvimento de novas tecnologias, seu uso continua como componente importante da matriz energética brasileira e mundial. Surge então a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas que possam alavancar a produção, torna-la mais eficiente e consequentemente fazê-lo mais competitivo no mercado mundial, devido aos benefícios que a transformação da matriz energética vigente pode trazer para a população e o planeta. Uma das formas das quais o governo pode agir é através da criação e uso de linhas de financiamento que possam auxiliar o setor. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho foi a identificação e análise das políticas de fomento para produção de etanol no Brasil, através do estudo de casos das agências de desenvolvimento Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em um primeiro momento foi realizado um entendimento do que é política pública, uma breve contextualização histórica da evolução da produção de etanol no país, seguida da identificação e análise das linhas e fundos de empresas públicas destinadas a esse tipo de produção. Foram analisadas informações do BNDES, através dos Relatórios de Gestão referentes aos anos de 2008 a 2013, dos Relatórios Gerenciais Trimestrais, a partir do ano de 2010, e dados constantes nos websites institucionais, além dos Planos Plurianuais 2008-2011 e 2012-2015 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Conclui-se que opções de fomento não faltam para qualquer segmento da cadeia produtiva de etanol, disponíveis desde a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e padrões, passando pelas necessidades financeiras do plantio, ao maquinário e equipamentos necessários, ao custeio da armazenagem e veículos para transporte. Há linhas tanto para uma pequena empresa ou produtor, quanto para as grandes empresas, organizações e cooperativas, com grande disponibilidade de recursos e longos prazos de financiamento
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2015-07-20
Número de visitas
1352
Número de downloads
955
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.