Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Aredes, Emerson Lima
Souza Junior, Melchior Aparecido de
Título em Português
Dificuldades na construção de uma arquitetura de processos com foco em agregação de valor aplicada a uma instituição de ensino superior pública
Palavras-chave em Português
Arquitetura de Processos
Gestão por Processos
BPM
Dificuldades em Arquitetura de Processos
IES
Resumo em Português
A globalização evoluiu de maneira muito rápida, a competição entre as empresas se tornou cada vez mais feroz, a variedade de produtos é gigante e o consumidor tem sido cada vez mais exigente com a qualidade e a responsividade das Organizações. Em meio a este cenário a gestão por processos, em contraposição da gestão por funções, tem se tornado uma ótima opção para operacionalizar essas respostas rápidas que o mercado exige. A gestão mais tradicional, ou seja, a gestão funcional tem sido vista como uma abordagem engessada, em que as funções da empresa como finanças, recursos humanos, marketing e produção, por exemplo, são coordenadas separadamente, impedindo o fluxo adequado dos processos e, consequentemente, que o produto ou serviço chegue com o valor agregado esperado pelo consumidor. Já a gestão por processos é um conjunto coordenado de tarefas para projetar, promover o funcionamento e difundir o aprendizado sobre os processos da empresa, fazendo com que esses fluam de forma adequada. A gestão por processos ou BPM é uma abordagem que utiliza um ciclo de vida para se obter sucesso em sua prática de gestão. Este ciclo apresenta 6 fases: Planejamento, análise, desenho e modelagem, implementação, monitoramento e controle e refinamento. Para a realização da fase de planejamento utiliza-se a construção de uma Arquitetura de Processos (AP). A AP em linhas gerais é uma visão geral da empresa sob o ponto de vista de processos. Sua construção é um importante ponto de partida para a promoção e implementação do BPM em uma organização e proporciona benefícios como entender o quão distante a empresa se situa em relação as suas metas e objetivos estratégicos sob a perspectiva de processos. Percebeu-se que existem diversos trabalhos na literatura que contemplam o tema de BPM e AP, porém nenhum trabalho pesquisado tratava sobre as dificuldades encontradas na elaboração de uma AP. Devido a isso surgiu o problema da presente pesquisa e seu objetivo principal: relatar as dificuldades encontradas na construção de uma AP realizada em uma Unidade provedora de Ensino de pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública a qual foi construída pelo método de Aredes (2013). Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas etapas: 1. Revisão da literatura científica para melhor apresentar os conceitos relacionados ao problema e 2. Estudo de caso, em que a equipe que elaborou a AP foi acompanhada para que as dificuldades pudessem ser retratadas através de técnicas como: observação-participante e entrevistas com os membros de equipe. Os principais resultados alcançados foram: descrição de aspectos problemáticos na execução da AP e uma proposição de melhorias para futuras APs. Espera-se com esse trabalho deixar um legado para a comunidade do BPM a respeito das informações encontradas, visto que não há nenhum autor da literatura que se propôs a estudar esta variável em uma construção de AP. Além disso o trabalho pode se tornar uma referência para futuros estudiosos e interessados no assunto
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Data de Publicação
2015-07-20
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