Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Grande, Márcia Mazzeo
Morais, Paulo Roberto Benegas de
Título em Português
O planejamento da implantação de Lean Office na administração pública: estudo de caso em uma agência reguladora brasileira
Palavras-chave em Português
Mentalidade enxuta
Escritório enxuto
Agência reguladora brasileira
Resumo em Português
A mentalidade enxuta aplicada a processos administrativos não é uma novidade para a literatura. Porém, o planejamento de implantação de Lean Office é um tema pouco abordado em artigos científicos, principalmente aplicada ao setor público brasileiro. Este trabalho tem como problema de pesquisa a verificação da presença de particularidades ou especificidades no planejamento da aplicação de Lean Office nos serviços de natureza pública, e seus objetivos são: analisar como ocorre o planejamento da implantação do escritório enxuto numa agência reguladora brasileira e investigar os ajustes necessários para sua implantação. Para tanto, o método utilizado foi o estudo de caso, pautando-se em três fontes de evidência: a entrevista, os documentos e os registros em arquivo. A partir das análises e dos resultados adquiridos, é possível constatar algumas adequações realizadas, nesse caso, para superar as particularidades existentes em órgãos públicos federais como esse, relevantes ao planejamento de implantação de Lean Office.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2013-05-08
Número de visitas
2984
Número de downloads
4083
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.