Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
Um estudo sobre a imagem, qualidade de serviços e satisfação dos consumidores universitários em relação aos bancos de varejo no Brasil
Palavras-chave em Português
Satisfação do consumidor
Qualidade de serviços
Imagem
Bancos de Varejo
Resumo em Português
Ao longo do tempo, os bancos tornaram-se cada vez mais semelhantes em relação aos produtos e serviços ofertados. Desta forma, essas organizações passaram a buscar melhores retornos e permanência no mercado através da diferenciação, com base principalmente na segmentação de mercados e esforços para a maior satisfação de seus clientes. Normalmente, um cliente quando satisfeito tende a permanecer cliente e assim compra produtos e serviços por mais tempo. Com mais informação, os consumidores, cada vez mais, veem na qualidade um diferencial para a escolha de produtos e serviços similares. Outro ponto, não menos importante, é a maneira como o público vê a empresa e seus produtos, suas percepções sobre as pessoas que a dirigem e as que prestam o serviço. Ou seja, a imagem corporativa se torna relevante uma vez que pode afetar direta ou indiretamente a avaliação da qualidade do serviço por parte do consumidor, e assim influenciam a satisfação geral. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi encontrar os determinantes da satisfação dos clientes universitários em relação aos bancos com os quais se relacionam, levando em consideração aspectos referentes aos conceitos de qualidade de serviços e de imagem da organização. Os resultados do estudo mostram como os principais determinantes para a satisfação a confiança no banco, a credibilidade, a qualidade de um programa de relacionamento com o universitário e a educação por parte dos funcionários. Assim, pode-se evidenciar a grande influência não só dos atributos tangíveis da qualidade de serviços como também dos atributos intangíveis da imagem corporativa para a satisfação dos clientes universitários em relação aos bancos de varejo no Brasil
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2013-06-11
Número de visitas
1981
Número de downloads
6115
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.