Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Fonseca, Fernanda Padovesi (Presidente)
Marcos, Valeria de
Carmo, Waldirene Ribeiro do
Título em Português
A cartografia e a Geografia Humana: um estudo sobre a cartografia do Brasil agrário em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLD - 2015)
Palavras-chave em Português
Geografia agrária
Ensino
Mapas
Livros didáticos
Resumo em Português
O presente trabalho objetiva compreender a geografia agrária do Brasil ensinada pelo mapa. Para tanto, foram realizadas reflexões sobre o estudo do campo brasileiro no ensino básico a partir da análise dos mapas contidos nas coleções didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático para o ensino médio (PNLD – 2015). Foram pesquisados os temas estudados em geografia agrária do Brasil e se esses temas e conhecimentos estão presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nos mapas dos livros didáticos. Então, foram desenvolvidas análises sobre a relação, que se mostrou problemática, entre a cartografia e a geografia humana, procurando o entendimento da importância da semiologia gráfica nas representações cartográficas em geografia. Com base nesses estudos, analisaram-se os mapas mais significativos sobre o Brasil agrário presente nas dezoito coleções didáticas aprovadas no PNLD a partir da sua linguagem gráfica; se há presença, entre os mapas, de representações que considerem as novas bases teóricas do espaço geográfico (anamorfoses, mapas de fluxos e redes, etc.), se os textos trazem reflexões contidas nos mapas e ainda se os mapas são para “ler” ou para “ver”, segundo Bertin; o que possibilitou observar a pouca diversidade nos tipos de representação dos mapas de geografia agrária do Brasil.
Título em Inglês
Cartography and Human Geography: A study on mapping the agrarian Brazil in textbooks approved in the National Program of Textbook for High School (in the Brazilian acronym: PNLD - 2015)
Palavras-chave em Inglês
Agrarian geography
Teaching
Maps
Textbooks
Resumo em Inglês
This study aims to understand the agrarian geography of Brazil taught the map. Therefore , reflections were made on the study of the Brazilian countryside in basic education from the analysis of the maps contained in the approved textbook collections in the National Textbook Program for high school (in the Brazilian acronym: PNLD - 2015). The subjects studied in agrarian geography of Brazil and these themes and knowledge are present in the National Curriculum Parameters (in the Brazilian acronym: PCNs) and maps of the textbooks were searched. Then, analyzes were performed on the relationship, which proved to be problematic, between cartography and human geography, seeking the understanding of the importance of graphic semiology in cartographic representations in geography. Based on these studies , we analyzed the most significant maps of Brazil agrarian present in eighteen didactic collections approved in PNLD from its graphic language; if there is presence among maps, representations to consider new theoretical basis of geographical space (anamorphoses, flow maps and networks, etc.), the texts bring reflections contained in maps and even if the maps are "read" or to "see," said Bertin; making it possible to observe the little diversity of the types of representation of the agrarian geography maps of Brazil.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2017-01-27
Número de visitas
1005
Número de downloads
1382
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.