Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Barrozo, Ligia Vizeu (Presidente)
Machado, Reinaldo Paul Pérez
Queiroz Filho, Alfredo Pereira de
Título em Português
Mobilidade urbana e bicicletas: revisão bibliográfica (2012-2016)
Palavras-chave em Português
Planejamento urbano
Mobilidade urbana sustentável
Mobilidade urbana ativa
Bicicleta
ciclovia
Município de São Paulo
Resumo em Português
Este estudo realiza a revisão bibliográfica do tema bicicletas e mobilidade urbana, incluindo estudos de caso relacionados ao município de São Paulo. O período de estudo compreende de 2012 a julho de 2016 , e foram utilizadas as bases de pesquisa Google Acadêmico, Banco de Teses da USP e Scielo. A crença nos inúmeros benefícios que o uso da bicicleta pode trazer às pessoas motivou esta pesquisa. Em meio a problemas cada vez mais intensos de mobilidade urbana, mortes no trânsito e poluição do ar e sonora, eis a bicicleta como possibilidade real de transporte sustentável. Entretanto o paradigma do automóvel que desenhou as cidades do século XX ainda é bastante resiliente e por consequência a bicicleta encontra resistências para ser aceito como mais um modal de transporte nas cidades médias e grandes do Brasil. Surge então a oportunidade de pesquisar a produção acadêmica e entender por que a bicicleta é viável e necessária como uma opção de transporte. Após a filtragem dos artigos nas bases relacionadas, os mesmos foram tabulados e avaliados. As palavras chave utilizadas para as buscas foram: mobilidade urbana; bicicleta; ciclovia; São Paulo. Os estudos de casos não referentes a São Paulo foram excluídos deste trabalho. Também foram excluídos aqueles cujo interesse principal não se relaciona a mobilidade urbana por transporte ativo. Feita a pesquisa alguns temas ganharam relevância. Os artigos selecionados foram então agrupados de acordo com esses temas, que seguem abaixo listados: -Sustentabilidade -Planejamento urbano -Mobilidade urbana -Saúde -Benefícios do uso da bicicleta -Uso racional do automóvel -A nova cultura da bicicleta Os textos citados foram utilizados para estruturar cada grupo temático, fornecendo argumentos e justificativas para a relevância dos temas. Na conclusão é realizado um balanço dos assuntos mais estudados e das perguntas ainda carentes de respostas, junto a uma breve análise da realidade desenvolvida pela gestão municipal paulistana até o ano de 2016, no que tange a mobilidade urbana sustentável e ativa. Em linhas gerais, os estudos sugerem a necessidade de se construir uma cidade mais compacta e multicentralizada, com a mobilidade baseada em transporte público e transporte ativo (bicicleta e a pé). Nesse sentido, os espaços públicos precisam ser revalorizados e o uso do automóvel deve ser racionalizado. Para a bicicleta ser incorporada como um modal de transporte, uma rede cicloviária deve ser estruturada. Rede esta composta não só por ciclovias, mas também por bicicletários, paraciclos, estações de manutenção, vestiários públicos e privados, etc. Os ganhos para o indivíduo e para a coletividade, decorrentes do uso da bicicleta no cotidiano, são variados: mais saúde, menos poluição, menos congestionamentos, menos tempo perdido, mais espaços para sociabilidade, mais qualidade de vida.
Título em Inglês
Urban mobility and bicycles: literature review (2012-2016)
Palavras-chave em Inglês
Urban planning
Sustainable urban mobility
Active urban mobility
Bicycle
Bicycle path
Municipality of São Paulo
Resumo em Inglês
This study makes a bibliographical review of the topic bicycles and urban mobility, including case studies related to the city of São Paulo. The study period comprises from 2012 to July 2016, and the research bases Google Academic, Bank of Theses of USP and Scielo were used. The belief in the many benefits that cycling can bring to people motivated this research. Amid increasing problems of urban mobility, traffic deaths and air pollution and noise, here is the bicycle as a real possibility of sustainable transport. However the paradigm of the automobile that designed the cities of the twentieth century is still quite resilient and as a consequence the bicycle finds resistances to be accepted as another mode of transportation in the medium and large cities of Brazil. The opportunity arises to research academic production and understand why the bicycle is viable and necessary as a transportation option. After filtering the articles in the related databases, they were tabulated and evaluated. The keywords used for the searches were: urban mobility; bicycle; bicycle path; Sao Paulo. The non-São Paulo case studies were excluded from this study. Also excluded were those whose main interest is not related to urban mobility by active transportation. Having done research some topics have gained relevance. The selected articles were then grouped according to these themes, which are listed below: -Sustainability -Urban planning -Urban mobility -Health -Benefits of bicycle use -Rational car use -The new bicycle culture The texts cited were used to structure each thematic group, providing arguments and justifications for the relevance of the themes. In the conclusion, a balance is made of the most studied subjects and the questions still lacking of answers, together with a brief analysis of the reality developed by the municipal management of São Paulo until the year 2016, regarding sustainable and active urban mobility. In general terms, studies suggest the need to build a more compact and multicentralized city, with mobility based on public transport and active transport (bicycle and walking). In this sense, public spaces need to be revalued and the use of the automobile must be rationalized. For the bicycle to be incorporated as a mode of transport, a cycling network must be structured. The network is composed not only of bicycle lanes, but also by bike parks, paracycles, maintenance stations, public and private locker rooms, etc. The gains for the individual and for the community, resulting from the use of the bicycle in everyday life, are varied: more health, less pollution, less congestion, less time lost, more spaces for sociability, more quality of life.
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Data de Publicação
2018-09-28
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