Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Contel, Fabio Betioli (Presidente)
Girotto, Eduardo Donizeti
Alves, Caio Zarino Jorge
Título em Português
Aspectos da internacionalização da Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Palavras-chave em Português
Internacionalização
Educação
Superior
UNILA
Integração
Resumo em Português
A internacionalização da educação superior, por meio de suas diversas formas, contribui para o aprimoramento não só da produção científica, mas também dos próprios acadêmicos. Através do intercâmbio cultural, estudantes e pesquisadores desenvolvem não só a si mesmos como também, por consequência, a instituição a qual fazem parte. Entretanto, essa internacionalização carrega consigo suas adversidades. A internacionalização da educação superior tem assumido uma tendência de responder cada vez mais às demandas do mercado, o que transforma relações de cooperação em competição, com sistemas supostamente “universais” de avaliação, rankings e etc. Esse processo se intensificou ainda mais quando a Organização Mundial do Comércio passou a regular a educação pelo GATS (General Agreement on Trade and Services), reconhecendo-a não como bem público mas sim como bem de consumo. À contramão desta tendência, o governo brasileiro criou a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) que tem como foco a internacionalização da educação superior, mas com inclinação solidária. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar os avanços e entraves das políticas de internacionalização e integração promovidas pela universidade através dos Relatórios de Gestão de seus quatro primeiros anos (2011 à 2014).
Título em Inglês
Aspects of the internationalization of the Federal University of Latin American Iintegration
Palavras-chave em Inglês
Internationalization
Education
Superior
Unila
Integration
Resumo em Inglês
The internationalization of higher education, through its various forms: academic mobility, international cooperative research projects, international immersion in curricula among other practices, highlights the relationship between countries, cultures and universities. It contributes to the improvement not only of scientific production, but also of the academics themselves. Through cultural exchange, students and researchers develop not only themselves but also, consequently, the institution to which they belong. However, this internationalization carries with it its adversities. The internationalization of higher education has assumed a tendency to respond more and more to the market, which transforms cooperative relations into competition, with universal systems of evaluation, rankings and so on. This process was further intensified when the World Trade Organization began to regulate education through the General Agreement on Trade and Services (GATS), recognizing it not as a public good but as a consumer good. Contrary to this tendency, the Brazilian government created the Federal University of Latin American Integration (UNILA), which focuses on the internationalization of higher education, but with a solidarity inclination. In this sense, the objective of this work is to analyze the advances and obstacles of the internationalization and integration policies promoted by the university through the management reports of its first four years (2011 to 2014)
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-09-27
Número de visitas
305
Número de downloads
436
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.