Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Contel, Fabio Betioli (Presidente)
Girotto, Eduardo Donizeti
Alves, Caio Zarino Jorge
Título em Português
Aspectos da internacionalização da Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Palavras-chave em Português
Internacionalização
Educação
Superior
UNILA
Integração
Resumo em Português
A internacionalização da educação superior, por meio de suas diversas
formas, contribui para o aprimoramento não só da produção científica,
mas também dos próprios acadêmicos. Através do intercâmbio cultural,
estudantes e pesquisadores desenvolvem não só a si mesmos como também, por
consequência, a instituição a qual fazem parte. Entretanto, essa
internacionalização carrega consigo suas adversidades. A
internacionalização da educação superior tem assumido uma tendência de
responder cada vez mais às demandas do mercado, o que transforma relações
de cooperação em competição, com sistemas supostamente “universais”
de avaliação, rankings e etc. Esse processo se intensificou ainda mais
quando a Organização Mundial do Comércio passou a regular a educação
pelo GATS (General Agreement on Trade and Services), reconhecendo-a não como
bem público mas sim como bem de consumo. À contramão desta tendência, o
governo brasileiro criou a Universidade Federal da Integração
Latino-Americana (UNILA) que tem como foco a internacionalização da
educação superior, mas com inclinação solidária. Nesse sentido, o
objetivo deste trabalho é analisar os avanços e entraves das políticas de
internacionalização e integração promovidas pela universidade através
dos Relatórios de Gestão de seus quatro primeiros anos (2011 à 2014).
Título em Inglês
Aspects of the internationalization of the Federal University of Latin
American Iintegration
Palavras-chave em Inglês
Internationalization
Education
Superior
Unila
Integration
Resumo em Inglês
The internationalization of higher education, through its various forms:
academic mobility, international cooperative research projects, international
immersion in curricula among other practices, highlights the relationship
between countries, cultures and universities. It contributes to the
improvement not only of scientific production, but also of the academics
themselves. Through cultural exchange, students and researchers develop not
only themselves but also, consequently, the institution to which they belong.
However, this internationalization carries with it its adversities. The
internationalization of higher education has assumed a tendency to respond
more and more to the market, which transforms cooperative relations into
competition, with universal systems of evaluation, rankings and so on. This
process was further intensified when the World Trade Organization began to
regulate education through the General Agreement on Trade and Services
(GATS), recognizing it not as a public good but as a consumer good. Contrary
to this tendency, the Brazilian government created the Federal University of
Latin American Integration (UNILA), which focuses on the internationalization
of higher education, but with a solidarity inclination. In this sense, the
objective of this work is to analyze the advances and obstacles of the
internationalization and integration policies promoted by the university
through the management reports of its first four years (2011 to 2014)
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
Data de Publicação
2018-09-27
Número de visitas
305
Número de downloads
436