Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alfredo, Anselmo (Presidente)
Girotto, Eduardo Donizeti
Toledo, Carlos de Almeida
Título em Português
Capitalismo e Religião: a geografia crítica das Igrejas Neopentecostais sob os ditames contraditórios da economia política
Palavras-chave em Português
Crescimento Neopentecostal
Pensamento religioso
Metrópole
Periferia
Crise do valor
Resumo em Português
O seguinte estudo analisa o crescimento do movimento religioso denominado neopentecostalismo, no distrito do Rio Pequeno localizado no município de São Paulo, configurando-se como um tema importante à pesquisa acadêmica, uma vez que tal crescimento religioso se apresenta como fenômeno registrado em toda metrópole paulista. A pesquisa buscou o caminho de compreender a doutrina do neopentecostalismo para então analisá-la a partir dos pressupostos categorias de Marx e da atual crise da ficcionalização valor. Neste cenário, a religião neopentecostal atua como uma instituição que afirma os modos de ser propagados pelo capitalismo contemporâneo, demonstrando optar por uma orientação econômica através de suas práticas devocionais. Constituindo assim uma aproximação entre capitalismo fictício, consciência religiosa e a expansão da religião Neopentecostal.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-09-26
Número de visitas
685
Número de downloads
207
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.