Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Scifoni, Simone (Presidente)
Alvarez, Isabel Aparecida Pinto
Takara, Alexandre
Título em Português
A luta dos Palmares: da subcidadania à conquista da casa própria
Palavras-chave em Português
Santo André
ABC
Vila Palmares
Quilombo dos Palmares
Espoliação Urbana
Moradia
Favela
Movimentos Sociais
Resumo em Português
Desde a industrialização de Santo André, no ABC Paulista, principalmente a partir da década de 1950, os trabalhadores do município vivem em um contexto de desemprego, rebaixamento de salários, especulação imobiliária e ausência de programas públicos de moradia. Sem retaguarda, são obrigados a se lançar no jogo da especulação imobiliária e acabam aglomerados em favelas, até que a área onde estão se torne interessante para o capital e eles sejam expulsos para locais ainda piores por não conseguirem pagar o novo preço da terra valorizada. O caminho para quebrar essa lógica é um só: resistir. Foi o que fizeram os moradores da favela Quilombo dos Palmares, na Vila Palmares. Organizados na Sociedade Civil Quilombo dos Palmares e no Movimento de Defesa dos Favelados, eles articularam uma negociação inédita do país, que resultou na compra da área por todos os moradores, no seu loteamento e na autoconstrução das moradias, que hoje se misturam homogeneamente ao bairro.
Título em Inglês
Palmares’s struggle: to undercitizenship from the achievement of own home
Resumo em Inglês
Since Santo André industrialization, mainly in the 1950th, the workers had lived with unemployment, reduction of wages, gentrification and no public housing programs. Alone, they become victims of capital and were forced to move from slams, where can pay the land’s price. The way for the poor works survive is only one: resist! It was doing by the people who lived in slam Quilombo dos Palmares, in Vila Palmares. Organized in the Sociedade Civil Quilombo dos Palamares and in the Movimento de Defesa dos Favelados, they dealt the land together and urbanized it, constructing well houses and infrastructure.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2017-06-26
Número de visitas
581
Número de downloads
969
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.