Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Luchiari, Ailton
Ross, Jurandyr Luciano Sanches
Título em Português
Avaliação dos conteúdos de Climatologia nos livros didáticos da rede pública e privada para o Ensino Médio
Palavras-chave em Português
Climatologia
Clima
Geografia
Livros didáticos
Ensino Médio
Resumo em Português
Neste trabalho investiga-se o conteúdo específico de Climatologia abordado em alguns, aleatoriamente pré-selecionados, livros didáticos de Geografia utilizados atualmente em escolas públicas e privadas de Ensino Médio. Intenta-se, aqui, uma reflexão sobre as diferenças entre teoria e prática dos estudos acadêmicos relativos ao estudo do clima em termos de material didático voltado para o Ensino Médio. Não se pretende aqui uma análise exaustiva de cunho quantitativo, o enfoque é voltado para uma pesquisa qualitativa - ou seja, de característica epistemológica - e bibliográfica já que faremos o levantamento e análise de registros decorrente de pesquisa. Entre os materiais pré-selecionados encontram-se cinco manuais de Geografia Geral e do Brasil, todos disponibilizados e acessíveis ao público no Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental, mais comumente conhecido como LABOPLAN do departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Nessa pesquisa considera-se que os autores dos livros em questão detêm o conhecimento global e as tendências teóricas da área. Mas ao invés de investigar Porque um determinado conteúdo está presente e outro não?, optou-se em considerar a forma com que os autores se utilizam para apresentar a temática clima. A adequação da linguagem acadêmica e científica relacionada à faixa etária para a qual se escreve - a do Ensino Médio - foi verificada em cada material, observando-se múltiplas linguagens utilizadas como auxiliares na compreensão e análise do espaço geográfico. Fica evidente que não basta que os autores sejam especialistas e conhecedores da ciência geográfica e de seu ensino, é preciso que saibam trabalhar e identificar diferentes linguagens que os auxilie na representação e compreensão do clima e do próprio espaço geográfico
Título em Inglês
Evaluation of Climatology content in textbooks of public and private network for High School
Palavras-chave em Inglês
Climatology
Weather
Geography
Textbooks
High School
Resumo em Inglês
This work investigates the specific content of Climatology addressed in some randomly pre-selected, geography textbooks currently used in public and private high schools. It intends, here, a reflection on the differences between theory and practice of academic studies related to climate study in terms of teaching materials aimed at high school. It is not intended here a comprehensive analysis of quantitative nature, the focus is on qualitative research - ie, epistemological feature - and literature as we do a survey and analysis of records arising from research. Among the pre-selected materials are five manuals Geografia Geral e do Brasil all available and accessible to the public in Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental, more commonly known as LABOPLAN of the Geography Department of the Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. In this research it is considered that the authors of the books in question hold global knowledge and theoretical trends in the area. But instead of investigating Because certain content is present and the other not ?, it was decided to consider the way in which the authors are used to present the climate issue. The adequacy of the academic and scientific language related to the age group for which it is written - the high school - was found in each material, observing multiple languages used to assist in the understanding and analysis of geographical space. It is evident that not enough that the authors are experts and connoisseurs of geographical science and its teaching, we need to know how to work and identify different languages that assist in the representation and understanding of climate and own geographical area
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2015-09-28
Número de visitas
927
Número de downloads
830
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.