Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Marcos, Valeria de (Presidente)
Nascimento, Lisângela Kati do
Alves, Gloria da Anunciação
Título em Português
O processo de implementação da Educação Escolar Quilombola em Barra do Turvo – SP: os desafios das escolas públicas do município frente às demandas educacionais das comunidades
Palavras-chave em Português
Educação Escolar Quilombola
Política afirmativa
Vale do Ribeira
Resumo em Português
O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma a temática da Educação Escolar Quilombola está sendo discutida e aplicada no município de Barra do Turvo (São Paulo), buscando evidenciar quais os elementos historicamente interfeririam para a compreensão e formulação dessa modalidade de ensino diferenciada no contexto de luta e resistência da população negra brasileira. O trabalho aborda inicialmente o processo histórico e territorial de formação do Brasil sob o ponto de vista das populações negras que aqui forçadamente chegaram, destacando as diferentes formas de resistência dessas populações ao modelo escravocrata e seus impactos na formulação de políticas afirmativas. Em seguida, apresenta a origem e a atualidade das comunidades quilombolas no Brasil, com ênfase no processo de formação das comunidades presentes no Vale do Ribeira e suas principais reinvindicações. Apesar do protagonismo da luta pela titulação de suas terras, outra pauta importante dessas comunidades se refere à Educação Escolar Quilombola, cujo documento regulamentador, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (2012), foi elaborado após uma série de encontros e discussões sobre as características dessa modalidade diferenciada de educação. Entretanto, a existência desse documento não significa diretamente a sua real aplicação, na região do Vale do Ribeira essa discussão ainda se encontra no início e alguns eventos contribuíram diretamente para a discussão do tema, entre eles o Ciclo de Audiências Públicas realizado na região no ano de 2015. Uma dessas Audiências foi realizada no município de Barra do Turvo, entre as denúncias feitas pelos representantes das comunidades quilombolas têm-se problemas relacionados à infraestrutura e também ao processo de ensino aprendizagem dos educandos. Desse modo, é possível afirmar que a implementação de uma Educação Escolar Quilombola em Barra do Turvo ainda está no início, sendo necessárias algumas ações em parceria com as comunidades, poder público e pesquisadores que visem uma maior articulação entre os conhecimentos tradicionais e o escolar, de modo a valorizar a identidade negra quilombola dessas comunidades. Para a elaboração deste trabalho foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico sobre o tema, em seguida trabalhos de campo nas comunidades, escolas de Barra do Turvo e em eventos da temática e, por fim, a análise do material (vídeos e atas) sobre o Ciclo de Audiências Públicas sobre Educação Escolar Diferenciada no Vale do Ribeira.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2017-05-22
Número de visitas
843
Número de downloads
1663
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.