Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Cruz, Rita de Cassia Ariza da (Presidente)
Lencioni, Sandra
Martin, André
Título em Português
Regionalização do Brasil: uma análise comparativa entre as propostas do IBGE, Roberto Lobato Corrêa e Milton Santos e Maria Laura Silveira
Palavras-chave em Português
Região
Regionalização
Divisão Regional
Brasil
Resumo em Português
O presente trabalho visa analisar criticamente a Divisão Regional do Brasil oficial à luz de autores que têm construído uma leitura crítica acerca da regionalização do espaço brasileiro, destacadamente, Roberto Lobato Corrêa e Milton Santos e Maria Laura Silveira, comparando suas propostas de regionalização com a divisão regional em vigor. A partir da leitura da obra dos autores relacionada à temática regional foi possível destacar os fundamentos teóricometodológicos utilizados: a corrente do pensamento geográfico, os principais conceitos e categorias, as teorias, o método, os propósitos e critérios de regionalização e a concepção de região. Ao ressaltar o arcabouço teórico-metodológico elucidamos os recortes regionais adotados por cada autor e possibilitamos a comparação entre as divisões regionais, com destaque para as suas convergências e divergências. Algumas críticas foram feitas no âmbito do embasamento teórico e dos recortes regionais analisados, bem como foram apontadas as contribuições que os autores fizeram à Geografia Regional. Por fim, têm-se uma reflexão acerca dos desafios atuais da Geografia Regional, destacando-se: a pertinência de uma nova proposta de regionalização do país em substituição à Divisão Regional do Brasil realizada pelo IBGE em 1969; e, a viabilidade de uma proposta de regionalização que ao mesmo tempo contemple as demandas de durabilidade e estabilidade do planejamento estatal mas que também seja flexível a ponto de abranger as transformações que inevitavelmente atingem o território.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-03-21
Número de visitas
3407
Número de downloads
1504
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.