Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alves, Gloria da Anunciação (Presidente)
Alvarez, Isabel Aparecida Pinto
Girotto, Eduardo Donizeti
Título em Português
Relação escola-lugar: as práticas socioespaciais cotidianas que vão além
dos muros da escola
Palavras-chave em Português
Lugar
Escola pública
Ensino
Geografia
Educação pública
Projeto interdisciplinar
Resistência
Cotidiano
Resumo em Português
Este trabalho teve como proposta central compreender como as práticas
socioespaciais construídas cotidianamente entre escola-lugar podem
contribuir para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, possibilitando
a apropriação pelos sujeitos do onde estão e simultaneamente quem são
dentro de um contexto multiescalar. Nesse sentido focamos nosso estudo nas
relações espaço-temporal entre a EMEF. Profª Marili Dias e o bairro Morro
Doce, localizado no extremo noroeste da capital paulista. Buscamos a partir
das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola compreender a importância
da construção de uma geografia escolar que tenha significado para os
principais envolvidos, comunidade escolar e local. Resgatando as estratégias
de resistência e luta, como os projetos interdisciplinares adotados pelas
escola como política, desenvolvendo uma cultura/identidade escolar, baseada
na pedagogia de projetos, que visa principalmente revelar as demandas e
potencialidades do lugar de vivência dos sujeitos em formação,
possibilitando a construção de identidade, memória e uma geografia
cotidiana própria. Metodologicamente acompanhamos durante três anos os
processos realizados na escola, buscando em prática compreender como essa
cultura escolar foi se consolidando, considerando os conflitos, limitações
e as contradições existentes. Nos preocupamos ainda, em problematizar a
importância do debate da educação pública para a sociedade, pois
acreditamos que a educação vai além de uma simples mercadoria ou moeda de
troca para o acesso. A luta pela educação pública e consequentemente pela
escola pública é de responsabilidade humana, pois está atrelada à luta
pelo caráter público e político do mundo que compartilhamos e das
relações socioespaciais que construímos ao longo de nossa vida. É a luta
pelo não esvaziamento e silenciamento das identidades, das memórias, dos
sujeitos, dos lugares, dos direitos e da existência humana. Acreditamos que
compreender as práticas socioespaciais construídas entre escola-lugar,
induz a curiosidade e incomodo de entender qual Geografia vem sendo produzida
e apropriada pela sociedade introduzida em um sistema pautado no modo de
reprodução capitalista, nos indagando buscar quais as estratégias que
ainda (re) existem a esse projeto de escola e sociedade.
Título em Inglês
School-place relation: everyday socio-spatial practices that goes beyond the
walls of school
Palavras-chave em Inglês
Place
Public school
Teaching
Geography
Public education
Interdisciplinary project
Resistance
Daily
Resumo em Inglês
This work had as a central proposal to understand how the socio-spatial
practices daily constructed between school-place can contribute to the
development of the geographic reasoning, making possible the appropriation by
the subjects of where they are and simultaneously who they are within a
multiscalar context. In this sense we focus our study on the spatio-temporal
relations between the school EMEF. Profª Marili Dias and the district of
Morro Doce, located in the extreme northwest of São Paulo city. We seek,
from the pedagogical practices developed in the school, to understand the
importance of the construction of a school geography that has meaning for the
main involved, school and local community. Rescuing strategies of resistance
and struggle, such as the interdisciplinary projects adopted by schools as a
policy, developing a school culture and identity, based on the pedagogy of
the projects, which aims mainly to reveal the demands and potentialities of
the place of living of the subjects in formation, making possible the
construction of identity, memory and a daily geography of its
own.Methodologically, we monitor the processes carried out at the school for
three years, trying to understand how this school culture has been
consolidated, considering the existing conflicts, limitations and
contradictions. We are also concerned with problematizing the importance of
the public education debate to the society, since we believe that education
goes beyond a simple commodity or currency trading for access.The struggle
for public education and consequently for the public school is a human
responsibility because it is linked to the struggle for the public and
political character of the world we share and the socio-spatial relationships
we have built throughout our lives. It is the struggle for non-emptying and
silencing of identities, memories, subjects, places, rights and human
existence. We believe that understanding socio-spatial practices constructed
between school-place induces curiosity and discomfort to understand which
Geography has been produced and appropriated by society introduced in a
system based on the capitalist mode of reproduction, asking us to search for
the strategies that still (re) exist for this project of school and society.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
Data de Publicação
2018-12-20
Número de visitas
510
Número de downloads
259