Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alves, Gloria da Anunciação (Presidente)
Alvarez, Isabel Aparecida Pinto
Girotto, Eduardo Donizeti
Título em Português
Relação escola-lugar: as práticas socioespaciais cotidianas que vão além dos muros da escola
Palavras-chave em Português
Lugar
Escola pública
Ensino
Geografia
Educação pública
Projeto interdisciplinar
Resistência
Cotidiano
Resumo em Português
Este trabalho teve como proposta central compreender como as práticas socioespaciais construídas cotidianamente entre escola-lugar podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, possibilitando a apropriação pelos sujeitos do onde estão e simultaneamente quem são dentro de um contexto multiescalar. Nesse sentido focamos nosso estudo nas relações espaço-temporal entre a EMEF. Profª Marili Dias e o bairro Morro Doce, localizado no extremo noroeste da capital paulista. Buscamos a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola compreender a importância da construção de uma geografia escolar que tenha significado para os principais envolvidos, comunidade escolar e local. Resgatando as estratégias de resistência e luta, como os projetos interdisciplinares adotados pelas escola como política, desenvolvendo uma cultura/identidade escolar, baseada na pedagogia de projetos, que visa principalmente revelar as demandas e potencialidades do lugar de vivência dos sujeitos em formação, possibilitando a construção de identidade, memória e uma geografia cotidiana própria. Metodologicamente acompanhamos durante três anos os processos realizados na escola, buscando em prática compreender como essa cultura escolar foi se consolidando, considerando os conflitos, limitações e as contradições existentes. Nos preocupamos ainda, em problematizar a importância do debate da educação pública para a sociedade, pois acreditamos que a educação vai além de uma simples mercadoria ou moeda de troca para o acesso. A luta pela educação pública e consequentemente pela escola pública é de responsabilidade humana, pois está atrelada à luta pelo caráter público e político do mundo que compartilhamos e das relações socioespaciais que construímos ao longo de nossa vida. É a luta pelo não esvaziamento e silenciamento das identidades, das memórias, dos sujeitos, dos lugares, dos direitos e da existência humana. Acreditamos que compreender as práticas socioespaciais construídas entre escola-lugar, induz a curiosidade e incomodo de entender qual Geografia vem sendo produzida e apropriada pela sociedade introduzida em um sistema pautado no modo de reprodução capitalista, nos indagando buscar quais as estratégias que ainda (re) existem a esse projeto de escola e sociedade.
Título em Inglês
School-place relation: everyday socio-spatial practices that goes beyond the walls of school
Palavras-chave em Inglês
Place
Public school
Teaching
Geography
Public education
Interdisciplinary project
Resistance
Daily
Resumo em Inglês
This work had as a central proposal to understand how the socio-spatial practices daily constructed between school-place can contribute to the development of the geographic reasoning, making possible the appropriation by the subjects of where they are and simultaneously who they are within a multiscalar context. In this sense we focus our study on the spatio-temporal relations between the school EMEF. Profª Marili Dias and the district of Morro Doce, located in the extreme northwest of São Paulo city. We seek, from the pedagogical practices developed in the school, to understand the importance of the construction of a school geography that has meaning for the main involved, school and local community. Rescuing strategies of resistance and struggle, such as the interdisciplinary projects adopted by schools as a policy, developing a school culture and identity, based on the pedagogy of the projects, which aims mainly to reveal the demands and potentialities of the place of living of the subjects in formation, making possible the construction of identity, memory and a daily geography of its own.Methodologically, we monitor the processes carried out at the school for three years, trying to understand how this school culture has been consolidated, considering the existing conflicts, limitations and contradictions. We are also concerned with problematizing the importance of the public education debate to the society, since we believe that education goes beyond a simple commodity or currency trading for access.The struggle for public education and consequently for the public school is a human responsibility because it is linked to the struggle for the public and political character of the world we share and the socio-spatial relationships we have built throughout our lives. It is the struggle for non-emptying and silencing of identities, memories, subjects, places, rights and human existence. We believe that understanding socio-spatial practices constructed between school-place induces curiosity and discomfort to understand which Geography has been produced and appropriated by society introduced in a system based on the capitalist mode of reproduction, asking us to search for the strategies that still (re) exist for this project of school and society.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-12-20
Número de visitas
510
Número de downloads
259
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.