Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alvarez, Isabel Aparecida Pinto (Presidente)
Scifoni, Simone
Silva, Fernanda Pinheiro da
Título em Português
A favela, a cidade e as políticas de urbanização: um estudo sobre a Vila Nova Jaguaré
Palavras-chave em Português
Favelas
Produção do espaço
Política habitacional
Autoconstrução
Resumo em Português
O presente trabalho busca abordar as contradições do processo de produção do espaço urbano na cidade de São Paulo a partir do processo de produção das favelas e das intervenções públicas nestes espaços. Partindo da compreensão da produção do espaço como mercadoria, a pesquisa procurou desvelar as relações entre a produção da cidade e a de favelas, como parte de um mesmo processo, cujos conteúdos se alicerçam na propriedade privada da terra. Além disso, tomando por base a Favela Vila Nova Jaguaré e o mercado imobiliário que se estabelece após o processo de urbanização finalizado em 2012. A descaracterização de espaços destinados ao público no projeto instaurado pela prefeitura e a apropriação destes espaços, por moradores e grupos organizados, como fonte de renda, revela os limites das políticas públicas de habitação em uma cidade que tem a produção de seu espaço pautada em uma lógica de acumulação.
Título em Inglês
The slum, the city and the housing policies: a study about Vila Nova Jaguaré
Palavras-chave em Inglês
Slums
Space production
Housing policies
Self-building
Resumo em Inglês
The present study seeks to approach the contradictions of the urban space production process of São Paulo city based on slum production and on the public interventions on it. Building upon an understanding of the space production as a commodity, the ollowing research tried to understand the relation between space production and slum production as parts of the same process and closely linked to private ownership of land. In addition, based on Favela Vila Nova Jaguaré and in the property market which was established after the 2012’ urbanization process. The public space’s disfiguration made by a prefecture project and, on other hand, the appropriation of these spaces by residents and organized groups as a source of income, shows the housing policies limits in a city that have it’s space production based on an accumulation logic.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2019-02-18
Número de visitas
427
Número de downloads
400
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.