Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alfredo, Anselmo (Presidente)
Ribeiro, Ana Sylvia Maris
Toledo, Carlos de Almeida
Título em Português
O Programa Bolsa Família e a reprodução crítica da sociedade moderna
Palavras-chave em Português
Bolsa Família
Sociedade
Modernização
Reprodução crítica
Crise do trabalho
Resumo em Português
O presente trabalho é uma proposta de reflexão sobre a reprodução crítica da sociedade moderna tendo como objeto de estudo o Programa Bolsa Família, o qual foi entendido como uma das representações da crise do trabalho. Na medida em que o nível de desenvolvimento das forças produtivas promoveu e continua a promover a dispensa de trabalho humano na produção de mercadorias, a transferência de renda aparece como forma de inserção dos mais pobres ao consumo. A forma do consumo não se faz somente pelo acesso às mercadorias, mas também pela forma do consumo de dinheiro, que é substancialmente uma parte da dívida do Estado, sendo, portanto, um aspecto da crise imanente de valorização.
Título em Inglês
The Bolsa Família Program and the critical reproduction of modern society
Palavras-chave em Inglês
Bolsa Família
Society
Modernization
Critical reproduction
Crisis of work
Resumo em Inglês
The present work is a proposal of reflection on the critical reproduction of the modern society, having as object of study the Bolsa Família Program, which was understood as one of the representations of the labor crisis. In that the level of development of the productive forces has promoted and continues to human labor in the production of goods, the transfer of income appears as a way of insertion of the poorest to consumption. The form of consumption not only because of the access to the goods, but also because of the way consumption, which is substantially a part of the state debt, being, therefore, an aspect of the immanent crisis of valorization.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-12-17
Número de visitas
377
Número de downloads
148
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.