Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Girotto, Eduardo Donizeti (Presidente)
Cacete, Nuria Hanglei
Santos, David Augusto
Título em Português
O Conceito de paisagem nos parâmetros curriculares e na proposta curricular do estado de São Paulo
Palavras-chave em Português
Paisagem
Ensino
Geografia
Currículo
Sócio-Construtivismo
Resumo em Português
O Conceito de paisagem é muito utilizado na Geografia e está presente como um conceito importante dentro dos currículos oficiais que norteiam o ensino no estado de São Paulo – Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. No entanto as propostas de abordagem do conceito de paisagem são distintas. Fazendo uso da teoria de Vigotsky sobre o ensino de conceitos científicos para crianças é possível fazer uma análise da abordagem conceitual dos currículos e apontar semelhanças e diferenças no ensino do conceito de Paisagem nas duas principais propostas vigentes no estado.
Título em Inglês
The landscape concept in the National Curriculum Parameters (PCNs) and the curricular proposal of the State of São Paulo
Palavras-chave em Inglês
Landscape
Geography
Teaching
Curricula
Social constructivism
Resumo em Inglês
The Landscape Concept is widely used in geography and is present as an important concept within the official curricula that guide education in the state of São Paulo - the National Curriculum Parameters (PCNs) and the Curricular Proposal of the State of São Paulo. However the proposals of approach of the concept of landscape are different. Using Vygotsky's theory about teaching scientific concepts for children, it is possible to analyze the conceptual approach of curricula and to point out similarities and differences in teaching the concept of Landscape in the two main proposals in force in the state.
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Data de Publicação
2017-06-27
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