Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alves, Gloria da Anunciação (Presidente)
Alvarez, Isabel Aparecida Pinto
Santos, César Ricardo Simoni
Título em Português
Mobilidade urbana: um estudo sobre a Cidade Universitária Armando Salles de
Oliveira
Palavras-chave em Português
Mobilidade urbana
Cidades Universitárias
Urbanização.
Transporte coletivo
Resumo em Português
Este trabalho foi elaborado buscando o entendimento e as possibilidades do
sistema de transporte na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira em
reflexo a cidade de São Paulo na sua atual crise. Através de abordagens
históricas, políticas, sociais e econômicas da formação da metrópole
paulista em paralelo a USP e seu principal campus, usando a dialética da
forma, função, estrutura e processo, buscaremos compreender a evolução da
totalidade social espacializada. Pelo estudo da infraestrutura urbana
obtivemos a forma. A função se realizou com o entendimento da análise dos
dados obtidos. Fundamental no parecer da crise do transporte urbano, o
sistema econômico e sua influência nas políticas públicas, a análise
pela estrutura. E finalmente o processo histórico, base de toda a pesquisa.
Procuramos compreender além, com o uso de referências e entrevistas, a
crise no transporte nos recortes espaciais “São Paulo” e
consequentemente “Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira”.
Passada primeira abordagem histórica relacionado à formação da cidade de
São Paulo e a formação da USP, o desenvolvimento da pesquisa aponta a
metamorfose da mobilidade urbana relacionada às transformações do
capitalismo no cenário da Região Metropolitana de São Paulo a partir da
segunda metade do século XX, e como as políticas públicas foram focadas
basicamente no transporte individual até a crise que atinge igualmente a
Cidade Universitária nos tempos mais recentes. A CUASO, objeto tido como a
parte do resto da metrópole devido seu isolamento, possui um sistema de
transporte interligado ao do município paulista e logo, correspondente aos
problemas do mesmo, como superlotação e falta de ônibus, congestionamentos
nos horários de pico entre demais, e ausência de alternativas como
ciclovias ou até mesmo uma estação de metrô dentro de um campus que foi
construído notadamente para ser acessado por transporte individual.
A pesquisa condicionou a inferir tais problemas e possibilitou levantar novas
alternativas através do estudo dos recortes, levando em consideração o
processo de reorganização do capital pela sua dinâmica de circulação, a
ponto que as mudanças do recorte secundário (São Paulo) influenciaria o
recorte primário (CUASO). De uma maneira geral, as melhorias implicariam no
reparo e ampliação do sistema de transporte urbano por meio de medidas que
já estão sendo adotadas de maneira ainda tímida, como as faixas de ônibus
e a implantação de ciclovias e outras que envolvem diretamente o cenário
político-econômico, como o desestimulo e a troca do transporte individual
pelo público, o que implicaria em impactos significativos na economia.
Título em Inglês
Urban mobility: a study of the Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira
Palavras-chave em Inglês
Urban mobility
University Cities
Urbanization
Mass transit
Resumo em Inglês
This work was done seeking the understanding and the possibilities of the
transport system in Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira
reflecting the city of São Paulo in its current crisis. Through historical,
political, social and economic approaches to the formation of parallel
metropolis and its main USP campus, using the dialectic of form, function,
structure and process, seek to understand the evolution of spatialized social
totality. Through the study of urban infrastructure got the form. The
function was held with the understanding of data analysis. Reasoning in the
opinion of the urban transport crisis, the economic system and its influence
on public policy, the analysis by the structure. And finally the historical
process, based on any research. We seek to understand further, with the use
of references and interviews, the crisis in the transport spatial slices "Sao
Paulo" and consequently "Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira".
Last first historical approach related to the formation of the city of São
Paulo and the formation of the USP, the development of research points to the
metamorphosis of urban mobility related to the transformations of capitalism
in the scenario of the Metropolitan Region of São Paulo from the second half
of the twentieth century, and how public policies were focused primarily on
individual transport to the crisis that also affects the Cidade
Universitária in recent times. The CUASO, regarded as the object of the rest
of the metropolis because of its isolation, has a system of interconnected
transport to the city in São Paulo and soon, corresponding to similar
problems, such as overcrowding and lack of bus congestion at rush hour among
others, and absence of alternatives such as bike lanes or even a metro
station within a campus which was built especially to be accessed by private
transport.
Research conditioned to infer such problems and raise new possible
alternatives through the study of clippings, taking into account the process
of reorganization of capital by its dynamic movement, to the point that
changes the secondary cut (Sao Paulo) influence the primary cut (CUASO). In
general, the improvements involve the repair and expansion of urban transport
system through measures that are already being adopted even timidly, as bus
lanes and the installation of bike lanes and other directly involving the
political-economic scenario, as a disincentive and the exchange of individual
transport by the public, which would imply significant impacts on the
economy.
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Data de Publicação
2018-08-16
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