Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alves, Gloria da Anunciação (Presidente)
Alvarez, Isabel Aparecida Pinto
Santos, César Ricardo Simoni
Título em Português
Mobilidade urbana: um estudo sobre a Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira
Palavras-chave em Português
Mobilidade urbana
Cidades Universitárias
Urbanização.
Transporte coletivo
Resumo em Português
Este trabalho foi elaborado buscando o entendimento e as possibilidades do sistema de transporte na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira em reflexo a cidade de São Paulo na sua atual crise. Através de abordagens históricas, políticas, sociais e econômicas da formação da metrópole paulista em paralelo a USP e seu principal campus, usando a dialética da forma, função, estrutura e processo, buscaremos compreender a evolução da totalidade social espacializada. Pelo estudo da infraestrutura urbana obtivemos a forma. A função se realizou com o entendimento da análise dos dados obtidos. Fundamental no parecer da crise do transporte urbano, o sistema econômico e sua influência nas políticas públicas, a análise pela estrutura. E finalmente o processo histórico, base de toda a pesquisa. Procuramos compreender além, com o uso de referências e entrevistas, a crise no transporte nos recortes espaciais “São Paulo” e consequentemente “Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira”. Passada primeira abordagem histórica relacionado à formação da cidade de São Paulo e a formação da USP, o desenvolvimento da pesquisa aponta a metamorfose da mobilidade urbana relacionada às transformações do capitalismo no cenário da Região Metropolitana de São Paulo a partir da segunda metade do século XX, e como as políticas públicas foram focadas basicamente no transporte individual até a crise que atinge igualmente a Cidade Universitária nos tempos mais recentes. A CUASO, objeto tido como a parte do resto da metrópole devido seu isolamento, possui um sistema de transporte interligado ao do município paulista e logo, correspondente aos problemas do mesmo, como superlotação e falta de ônibus, congestionamentos nos horários de pico entre demais, e ausência de alternativas como ciclovias ou até mesmo uma estação de metrô dentro de um campus que foi construído notadamente para ser acessado por transporte individual. A pesquisa condicionou a inferir tais problemas e possibilitou levantar novas alternativas através do estudo dos recortes, levando em consideração o processo de reorganização do capital pela sua dinâmica de circulação, a ponto que as mudanças do recorte secundário (São Paulo) influenciaria o recorte primário (CUASO). De uma maneira geral, as melhorias implicariam no reparo e ampliação do sistema de transporte urbano por meio de medidas que já estão sendo adotadas de maneira ainda tímida, como as faixas de ônibus e a implantação de ciclovias e outras que envolvem diretamente o cenário político-econômico, como o desestimulo e a troca do transporte individual pelo público, o que implicaria em impactos significativos na economia.
Título em Inglês
Urban mobility: a study of the Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira
Palavras-chave em Inglês
Urban mobility
University Cities
Urbanization
Mass transit
Resumo em Inglês
This work was done seeking the understanding and the possibilities of the transport system in Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira reflecting the city of São Paulo in its current crisis. Through historical, political, social and economic approaches to the formation of parallel metropolis and its main USP campus, using the dialectic of form, function, structure and process, seek to understand the evolution of spatialized social totality. Through the study of urban infrastructure got the form. The function was held with the understanding of data analysis. Reasoning in the opinion of the urban transport crisis, the economic system and its influence on public policy, the analysis by the structure. And finally the historical process, based on any research. We seek to understand further, with the use of references and interviews, the crisis in the transport spatial slices "Sao Paulo" and consequently "Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira". Last first historical approach related to the formation of the city of São Paulo and the formation of the USP, the development of research points to the metamorphosis of urban mobility related to the transformations of capitalism in the scenario of the Metropolitan Region of São Paulo from the second half of the twentieth century, and how public policies were focused primarily on individual transport to the crisis that also affects the Cidade Universitária in recent times. The CUASO, regarded as the object of the rest of the metropolis because of its isolation, has a system of interconnected transport to the city in São Paulo and soon, corresponding to similar problems, such as overcrowding and lack of bus congestion at rush hour among others, and absence of alternatives such as bike lanes or even a metro station within a campus which was built especially to be accessed by private transport. Research conditioned to infer such problems and raise new possible alternatives through the study of clippings, taking into account the process of reorganization of capital by its dynamic movement, to the point that changes the secondary cut (Sao Paulo) influence the primary cut (CUASO). In general, the improvements involve the repair and expansion of urban transport system through measures that are already being adopted even timidly, as bus lanes and the installation of bike lanes and other directly involving the political-economic scenario, as a disincentive and the exchange of individual transport by the public, which would imply significant impacts on the economy.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-08-16
Número de visitas
759
Número de downloads
645
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.