Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alves, Gloria da Anunciação (Presidente)
Girotto, Eduardo Donizeti
Cardoso, Danilo Lopes
Título em Português
Trabalhando o conceito de Território nas dinâmicas da escola a partir da pedagogia Freinet
Palavras-chave em Português
Território
Pedagogia Freinet
Trabalho de campo
Jundiaí
Resumo em Português
O conceito de território é um dos conceitos chave trabalhados na disciplina de Geografia nos currículos nacionais, se mostrando relevante para a compreensão do espaço geográfico, bem como da organização deste espaço a partir das forças que o planejam, ou seja, das forças de poder da sociedade ocidental capitalista. Desta forma, é possível compreender as forças atuantes em nossa sociedade, sejam elas forças políticas, econômicas, ou mais raramente, culturais. A fim de que os alunos se apropriem mais efetivamente do conceito de território, este trabalho buscou estudar algumas ferramentas pedagógicas desenvolvidas por um pedagogo francês, Célestin Freinet, que por suas más condições de saúde após ter lutado na Segunda Guerra Mundial e seus ideais comunistas, aboliu a realidade de sala de aula existente em seu tempo - os ideais da Escolástica-, e passou a centralizar a educação no aluno. Aqui, como a ênfase se faz em torno do conceito de território, as ferramentas desenvolvidas por Freinet, alvo deste estudo, são trabalho de campo –chamada de aula passeio, pelo pedagogo-, e as assembleias, acreditando que elas contribuam para uma formação mais crítica dos alunos, que se apropriam do território escolar, e por consequência, espera-se que dos outros territórios que façam parte de sua vida. Para aprimorar a discussão aqui realizada, foi feito um estudo de caso, analisando dois trabalhos de campo específicos, e observando assembleias gerais ao longo de dois anos em uma escola privada em Jundiaí-SP, para observar como se davam tais práticas pedagógicas, e no que elas contribuíam para a formação dos alunos e apropriação do conceito de território.
Título em Inglês
Working the concept of territory in the dynamics of the school from the Freinet pedagogy
Palavras-chave em Inglês
Territory
Freinet pedagogy
Fieldwork
Jundiaí
Resumo em Inglês
The concept of territory is one of the key concepts studied in Geography in national curriculum presenting itself as relevant for the comprehension of the geographic space, as well as the organization of the space from the forces that plan it, which is, the power of the capitalist western society. This way, it is possible to understand the acting forces in our society, be it political, economic or, more rarely, cultural. For the students to become a more effectively part of the concept of territory, this work tried to study some pedagogical tools developed by a French pedagogue, Célestin Freinet, whose poor health conditions and his communist ideals, abolished the reality of classroom in his time – Scholasticism’s ideals-, and centralized education on the student. Here, as the emphasis is on the territory concept, the tools developed by Freinet, target of this study, are fieldwork – called class ride by the pedagogue-, and the assemblies, believing that it contributes for more critical formation of the students, who take ownership of their lives. Two specific fieldworks were analyzed and observed: assemblies with all the students (between eleven and seventeen years old) during two years in a private school in Jundiaí-SP, to observe how those pedagogical practices take place, and how it contributes to students formation and appropriation of the concept of territory.
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Data de Publicação
2017-08-31
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