Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Scarlato, Francisco Capuano (Presidente)
Carmo, Waldirene Ribeiro do
Girotto, Eduardo Donizeti
Título em Português
A percepção do espaço para pessoa com deficiência visual: um estudo com
usuários do Centro de Apoio ao Deficiente Visual, SP
Palavras-chave em Português
Espaço-geográfico
Sistemas sensoriais
Percepção
Resumo em Português
O presente trabalho consiste numa reflexão sobre o conceito espaço a partir
da perspectiva das pessoas com deficiência visual: de que maneira o espaço
que os circunda é vivido. O estudo baseou-se na vertente metodológica da
Geografia Humanística-Cultural. Sua proposta envolve conhecer o espaço e o
mundo a partir das sensações, valorizando a intersubjetividade e a
intencionalidade, destacando as representações como construções
decorrentes da apreensão dos significados e subjetividades espaciais. Para
compreender o espaço vivido o estudo considerou outras pesquisas acerca do
tema, que inferem os sistemas sensoriais como receptores de informações que
vão influenciar no desenvolvimento de habilidades espaciais e
consequentemente no processo de formação de imagens e representações do
lugar/espaço. Assim, o estudo teve como objetivo investigar como os
elementos sensoriais ajudam as pessoas com deficiência visual na
composição, interação, interpretação do espaço e no desenvolvimento de
habilidades tais como orientação e mobilidade, que geram uma consciência
espacial. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se como método de
pesquisa a técnica da entrevista, realizada com os usuários do Centro de
Apoio ao Deficiente Visual – CADEVI. Tal técnica não se limita ao esquema
de pergunta e resposta. Consiste de algumas questões abertas, para que o
entrevistado possa expressar seu conhecimento e suas opiniões, permitindo um
diálogo aprofundado sobre a temática. Também foram realizados dois mapas
táteis, pois se entende que os mapas são recursos fundamentais no processo
de aquisição dos conceitos geográficos e no conhecimento espacial, além
de auxiliar no processo de percepção do espaço. Como resultado observou-se
que órgãos sensoriais promovem diferentes leituras do espaço, cujas
percepções envolvem o estímulo sociocultural que são experienciadas
durante o processo de formação do indivíduo. Apesar das dificuldades
relatadas pelas pessoas com deficiência visual quanto à vida na cidade, sua
percepção se assemelha às de outras pessoas que enxergam. Isto está
ligado aos signos que são socialmente construídos e expressam valores
socioculturais que ajudam na composição da representação da cidade. Desse
modo, tanto as pessoas com deficiência visual quanto os outros citadinos
vivenciam a cidade através das suas próprias experiências, mas permeados
de signos socioculturais que os influenciam na linguagem, comunicação e
representação que cada indivíduo tem com a cidade.
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Data de Publicação
2017-08-16
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