Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alves, Gloria da Anunciação (Presidente)
Scarlato, Francisco Capuano
Alvarez, Isabel Aparecida Pinto
Título em Português
A avaliação a partir da terceirização educacional: uma leitura sobre a qualidade do sistema de ensino apostilado
Palavras-chave em Português
Avaliação
Políticas públicas
Sistema de ensino apostilado
Resumo em Português
O presente trabalho analisa que o processo avaliativo bem definido é relevante para as políticas públicas educacionais. Para isso um breve levantamento histórico do PNLD (Plano Nacional do livro Didático) mostra seu papel significativo ao apontar deficiências e requerer ajustes ao longo do tempo. O que aconteceu no cenário político a partir da década de 90 amplia a terceirização educacional, através do crescente aumento das parcerias público-privadas e o mercado editorial voltando-se do setor privado para o público. Consolidado neste início de século XXI, através da análise de um dos materiais didáticos que predomina em sala de aula - a apostila - analisaremos o que significa um “sistema de ensino apostilado”, suas características principais, objetivos pedagógicos e quais as consequências diretivas ao trabalho do professor e na formação do aluno. O marketing político em torno da adoção de um sistema de ensino apostilado privado na esfera pública, em prejuízo de seu predecessor – o livro didático - e os métodos avaliativos que averiguam sua qualificação. A proposta é de uma avaliação do conteúdo do material em si e entre os sistemas de ensino apostilados para melhor adaptação do plano pedagógico das escolas e consequentemente melhores resultados na aprendizagem dos alunos.
Título em Inglês
The evaluation from the educational outsourcing: a reading on the quality of apostilled education system
Palavras-chave em Inglês
Evaluation
Public policies
Apostilled education system
Resumo em Inglês
The present research analyzes that the right well definite evaluation process is relevant to educational public policies. For this a brief historical statistics of “PNLD - Plano Nacional do Livro Didático – in Portuguese” - (National Plan for Educational Books) shows its significant role in pointing out deficiencies and requiring adjustments. The Brazilian political scene from the 90s expands educational outsourcing, by increasing of public-private partnerships and the publishing market looking for opportunities from the private sector to the public. Consolidated at the beginning of XXI century, through the analysis of the teaching materials that prevails in the classroom - a handout – requires an analyzing about the means "apostilled education system", its main characteristics, educational goals and direct consequences in teacher´s works and student education. The political marketing around the adoption of a private apostilled education system in the public administration, to the detriment of its predecessor - the educational book - and the evaluation methods that verify their qualification. The proposal is an evaluation of the content of the material comparing the apostilled education systems to obtain a better adaptation in educational plan of schools and consequently better results in student learning.
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Data de Publicação
2016-12-13
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