Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Suzuki, Julio Cesar (Presidente)
Morato, Rubia Gomes
Toledo, Carlos de Almeida
Título em Português
Jovens quilombolas: identidade e acumulação negativa nas comunidades da Poça e do Mandira, no vale do rio Ribeira de Iguape – SP
Palavras-chave em Português
Jovens Quilombolas
Poça
Mandira
Acumulação Negativa
Resumo em Português
A exclusão sempre fez parte da história do negro no Brasil: se antes de forma visivelmente brutal e socialmente aceita, hoje de forma veladamente brutal e socialmente invisível. Um ganho significativo relacionado à história do negro no Brasil está incorporado nos termos do artigo 68 dos Atos das Disposições Transitórias (ADTs) da Constituição Federal de 1988, que declara: “Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos”. Tendo em vista a importância legal que o reconhecimento das comunidades quilombolas conquistou a partir de então, muitos trabalhos foram realizados no intuito de criar uma definição satisfatória do que seriam as comunidades quilombolas, possibilitando com isso o reconhecimento e a titulação dos territórios dessas comunidades. Por outro lado, depois de quase três décadas da publicação do artigo 68 dos ADTs, poucos trabalhos têm dado atenção à situação das novas gerações que têm nascido nessas comunidades. Destarte, a partir da realização de entrevistas, algumas delas com atenção especial à história de vida dos entrevistados, bem como da aplicação de questionários, procuramos compreender de que forma as relações de alteridade e de intersubjetividade entre os jovens remanescentes de quilombo das comunidades da Poça e do Mandira têm alterado o modo de vida, bem como a identidade, dessas comunidades. Ademais, objetivou-se compreender também quais têm sido os processos expropriatórios principais a que têm sido submetidas as comunidades quilombolas no processo de acumulação negativa do capital. A partir dessas reflexões, pode-se observar que, apesar da importância significativa das novas oportunidades conquistadas pelas comunidades quilombolas a partir do artigo constitucional em termos de políticas públicas, estas conquistas apresentam um caráter contraditório: ao mesmo tempo em que buscam supostamente garantir a permanência dos remanescentes de quilombo em seu território, reconhecendo sua origem comum, sua cultura e tradição, garantindo assim a titulação de suas terras e o acesso às políticas especiais do Estado, acabam por facilitar o processo emigratório, especialmente a saída dos indivíduos mais jovens da comunidade, tornando-se assim, em primeiro lugar, mecanismos perversos de expropriação e desarticulação político-identitária.
Título em Inglês
Young Quilombolas: identity and negative accumulation in the Poça and Mandira communities, in the Iguape Ribeira river valley – SP
Palavras-chave em Inglês
Young quilombolas
Poça
Mandira
Negative Accumulation
Resumo em Inglês
Exclusion has always been present in the history of black people in Brazil: formerly in a visibly brutal and socially accepted way, today in a covertly brutal and socially invisible one. A significant gain regarding the history of black people in Brazil is embodied in the Atos das Disposições Transitórias (ADTs), pursuant to Article 68 of the 1988 Federal Constitution, which declares: “The remnants of quilombola communities who are occupying their lands are recognized to have definitive ownership of them, and the State shall grant them the respective titles”. In view of the legal importance that the quilombola communities have gained ever since, many studies have been conducted in order to reach a satisfactory definition of what they really are, thereby allowing the recognition and titling of the territories of these communities. On the other hand, nearly three decades after the publication of the Article 68 (ADTs), few studies have paid attention to the situation of younger generations who have been born in these communities. Thus, by performing interviews, some with special attention to the life story of respondents, and the use of questionnaires, we seek to understand how the relations of otherness and intersubjectivity among the remaining young people of quilombos in both the Poça and Mandira communities have changed the lifestyle and identity of those communities. Furthermore, we also aimed to understand what have been the main expropriation processes the quilombola communities have undergone in the process of negative capital accumulation. Within the framework of these reflections, it can be seen that, despite the significant importance of the new opportunities conquered by quilombola communities, from the constitutional article in terms of public policies, these achievements have a contradictory character: while they supposedly seek to ensure the quilombo remnants? remaining in their territory, acknowledging their common origin, their culture and traditions, thus ensuring the titling of their lands and the access to the special policies of the State, they end up inducing emigration, especially the leaving of the youngest individuals in the community, they thus become, above all, perverse mechanisms of expropriation and political identity disarticulation.
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Data de Publicação
2016-04-12
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