Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Ross, Jurandyr Luciano Sanches (Presidente)
Fierz, Marisa de Souto Matos
Pinheiro, Marcos Roberto
Título em Português
Superfícies de Aplainamento no Brasil: uma comparação entre as propostas de James (1933), Martonne (1943), King (1956), Ab’Sáber (1960) e Bigarella et al. (1965)
Palavras-chave em Português
Pensamento Geomorfológico
Superfícies de Aplainamento
Peneplano
Pediplano
Mudanças Climáticas
Resumo em Português
As Superfícies de Aplainamento constituem um tema recorrente na Geomorfologia Brasileira, desde a década de 1930. Entre 1970 a 1990, parece ter havido certo abandono de tais questões. Durante os anos 1990 a temática parece ser retomada em novas bases, a partir dos conhecimentos referentes a Neotectônica. Devido a importância da temática para interpretação da evolução da paisagem brasileira, nos propomos, nesse trabalho, a comparar diferentes propostas e concepções a respeito de tais superfícies no Brasil. Os seguintes trabalhos foram selecionados para estudo: James (1933), Martonne (1943), King (1956), Ab’Sáber (1960) e Bigarella et al. (1965). Dessa forma, partindo da análise de tais artigos, chegamos a conclusão de que houveram, entre 1933 e 1965, mudanças interpretativas a respeito da gênese das Superfícies de Aplainamento no Brasil, bem como uma relativa complexificação nas explicações. Por fim, elaboramos um quadro correlativo das diferentes propostas aventadas, de forma a tornar mais didática a comparação.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2019-04-11
Número de visitas
517
Número de downloads
388
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.