Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Miranda, Maria Eliza (Presidente)
Pisani, Marilia Mello
Gertel, Sérgio
Título em Português
Moradia e educação: um nexo geográfico
Palavras-chave em Português
Educação
Moradia
Cibernética
Resumo em Português
Esta monografia é o resultado da reflexão desenvolvida a partir do estudo e acompanhamento dos movimentos dos sem-teto no município de São Paulo, mais especificamente nas ocupações da região central da cidade, nos bairros da Luz, Bom Retiro e Campos Elísios. Neste contexto, o problema local da luta por moradia, das políticas públicas e dos interesses empresariais se somou ao problema global de interesses internacionais, de índices classificatórios e de metas globais resultando em falsas soluções para o espaço geográfico e transformando um problema humano em uma questão matemática, de escassez e demanda, de valor. Neste movimento, a resposta ao sistema, mesmo quando conflituosa passa a ser também o que o fomenta. Compreendemos este movimento como cibernético, oposto ao movimento dialético. Diante deste impasse, buscamos na educação uma possibilidade de superação, todavia observamos no sistema educacional, em suas políticas públicas e no seu cotidiano uma situação similar. Constatamos então que faltam ao Brasil projetos coletivos radicais, dissonantes, que proponham soluções e objetivos criativos. Não é o caso deste trabalho. Este, só pretende incitar mentes mais brilhantes
Título em Inglês
Housing and education: a geographical nexus
Palavras-chave em Inglês
Education
Housing
Cybernetics
Resumo em Inglês
This monograph is the result of reflection developed from the study and monitoring of the movement of the homeless in the city of São Paulo, specifically in the occupations of central city neighborhoods of Luz, Bom Retiro and Campos Elísios. In this context, the local problem of the struggle for housing, public policy and business interests are added to the global problem of international interests, classificatory indexes and global targets resulting in false solutions to the geographic space and transforming a human problem in a matter mathematics, scarcity and demand value. In this movement, the response to the system even when conflicting also becomes what promotes. Understand this movement as cybernetics, opposite the dialectical movement. Faced with this impasse, we seek in education a possibility of overcoming however observed in the educational system, public policies and in their daily lives a similar situation. We note then that Brazil lacks the radical, dissonant collective projects, to propose solutions and creative goals. It isn’t case with this work. This one, only want to encourage the brightest minds
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2015-07-27
Número de visitas
839
Número de downloads
1426
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.